PRESENTE DIÁRIO

    PERSEGUIÇÃO


22 de janeiro de 2017
Leitura Bíblica: Mateus 5.10-12
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça (Mt 5.10a).
A expressão “bem-aventurados”, utilizada muitas vezes por Jesus neste capítulo, denota o sentido de feliz, bendito ou privilegiado por receber um favor divino. Esta definição nos faz imaginar uma sequência de situações boas, abundância de recursos, bons relacionamentos, fartura de bens e ausência de qualquer problema ou dificuldade. Mas, ao lermos os versículos, percebemos que não é bem assim, pois Jesus menciona fome, choro, humildade, etc.
Causa-nos impacto ainda maior quando chegamos ao versículo 10, que associa bem-aventurança com perseguição. O verso 12 afirma que devemos nos alegrar muito diante de insultos, calúnias e perseguições. “Jesus não poderia estar falando sério! Ele nem faz ideia do que eu estou passando…” Mas Jesus sabia exatamente o que isso significa, pois experimentou inúmeras oposições, perseguições, traições e, finalmente, foi executado como um criminoso.
A perseguição associada a felicidade nesse texto não se refere a alguém que recebe uma ligação da loja onde está em atraso com as faturas, ou que é criticado pelo vizinho porque o cachorro estragou o jardim deste, nem do aluno que tem a prova zerada pelo professor por ter sido apanhado ‘colando’. Muitas vezes nos equivocamos sobre o que é perseguição. O apóstolo Pedro pergunta: “Que vantagem há em suportar açoites recebidos por ter cometido o mal?” Só é louvável diante de Deus quem suporta o sofrimento por ter feito o bem (1Pe 2.20).
As bem-aventuranças em Mateus falam de ser perseguido por causa da justiça (v 10) e por causa de Jesus (v 11). Sobre estes afirma-se que deles é reino dos céus. Pode-se deduzir que a perseguição do cristão é sinal de que ele pertence ao reino de Deus. É evidência da salvação (Fp 1.28,29). Finalmente, não devemos nos assustar se sofrermos esse tipo de perseguição. Antes, deveríamos estranhar se ela não existir. – CK
As dificuldades de agora não são nada perto daquilo que o cristão um dia receberá do seu Senhor (cf 2Co 4.17).

Comentários