PRESENTE DIÁRIO

ONISCIÊNCIA

02 de fevereiro de 2017
Leitura Bíblica: Gênesis 4.1-8
Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la já cometeu adultério com ela no seu coração (Mt 5.28).
Hoje lemos sobre um homicídio cometido logo nos primórdios da humanidade. O relato bíblico tem sido alvo de muita especulação teológica (por exemplo, enfatizando a diferença entre as ofertas de vegetais e de animais), mas em virtude disso a lição principal passa despercebida. Toda oferta vem sempre acompanhada da dedicação da vida e conduta. A visão divina alcança patamares que o olho humano não atinge, pois Deus é onisciente. A situação de Caim e Abel repete-se na escolha de Jacó, no lugar de Esaú, e de Davi, mesmo que o povo tivesse preferido Saul. Eles eram, em todos os sentidos, diferentes uns dos outros. Mas Deus não olha para o exterior, como nós – ele valoriza o que os outros não enxergam.
Quando desejamos impressionar nossos semelhantes, geralmente ressaltamos nossos pontos positivos. Deus não precisa disso: ele nos conhece antes que abramos nossa boca, e plenamente. Quando compreendemos características divinas como esta, somos tomados pelo temor ao Senhor. Deus sabe o que sentimos com relação às pessoas, o lugar que aquela ofensa recebida ocupa em nossa vida, que objetivos temos em nossos relacionamentos, como são nossos pensamentos… Se estivermos conscientes de que nada pode ser escondido dele, temeremos ao Senhor e poderemos ser transformados por ele. Davi pediu a Deus que sondasse o seu coração e apontasse o que houvesse de errado (Sl 139.23-24). Quando fazemos isso, ficamos surpresos com aquilo que Deus vê. Antes de vir à tona, aquilo que o desagrada já foi praticado em nossa mente, e somente o olhar de Deus alcança essa profundidade do nosso ser. O versículo em destaque dá um exemplo disso!
Então, ore para que Deus lhe mostre o que somente ele vê e peça que ele lhe dê uma mente pura e um espírito estável (Sl 51.10) para que você possa agradá-lo integralmente. – MJT

Deus enxerga tudo, mas não apenas para apontar nossos erros – ele quer nos ajudar a consertá-los!


Comentários