PRESENTE DIÁRIO

"AMEAÇADORA"

09 de outubro de 2017
Leitura Bíblica: Daniel 2.1-30
Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra (Sl 91.15).
Imagine um atleta todo empolgado para jogar um torneio de tênis de mesa. Faz a inscrição e espera ansioso pelo sorteio da chave. Após o sorteio, vê em seu caminho justamente aquele adversário contra quem ele menos desejava jogar, um forte candidato a lhe tirar um título. O coração bate mais forte, a boca fica seca, ele treme na base. E o pior, seu inconsciente fica martelando: “Vou ter de enfrentá-lo!”, lamentando em tom de derrota. Parece que fica paralisado! Sem dúvida, você já deve ter sentido o que é “travar” diante de uma situação ameaçadora: sente-se impotência, raiva, frustração ou medo, não é? Nessas horas, nosso corpo tende a reagir de forma defensiva, e isso pode nos deixar imobilizados.
No texto de hoje, Daniel e seus amigos se viram em situação perigosa. O rei teve um sonho e, caso este não fosse explicado, todos os sábios do reino morreriam, inclusive Daniel. Como ele reagiu? Primeiro, rapidamente buscou ajuda em Deus (v 17,18). Voltar-se para Deus pode incluir buscar conselho de pais, amigos ou do seu líder espiritual, ler a Bíblia e contar com o poder da oração. Em segundo lugar, Daniel sabia que havia situações humanamente impossíveis de vencer (v 27). É prudente agir como Daniel, não confiando nas dicas que o mundo oferece, nos “gurus” midiáticos ou na própria sabedoria e inteligência. Nem Daniel, que era sábio (Dn 1.19-20), confiou em si mesmo. Em terceiro lugar, Daniel acreditou que Deus poderia realizar o milagre necessário (v 28). Além disso, ele fez questão de dar ao Senhor soberano todo o crédito pela revelação (v 30). Por fim, não se esqueceu de louvar a Deus e celebrá-lo pela vitória concedida (v 19-23). A atitude de Daniel ensina princípios valiosos para situações ameaçadoras. Se nos espelharmos nele, sairemos vitoriosos com a ajuda de Deus. – KCB

Uma situação só é ameaçadora quando a enfrentamos sozinhos. Com Deus, temos garantia de vitória.

Comentários