PRESENTE DIÁRIO

"OBEDIÊNCIA"

09 de Novembro de 2017
Leitura Bíblica: Levítico 26.3-13
[Jesus disse:] Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma (Jo 15.5b).
Na leitura bíblica de hoje Deus promete uma série de benefícios dos mais desejáveis ao povo de Israel. O Senhor já tinha cumprido sua promessa de libertar o povo da escravidão no Egito, e agora anunciava ainda mais presentes. Havia apenas uma condição, expressa de três formas diferentes: “Se vocês seguirem os meus decretos e obedecerem aos meus mandamentos, e os colocarem em prática…” (v 3). Parece pouco diante da enormidade de bênçãos que o povo receberia em troca. Já a desobediência traria desgraça sobre desgraça (veja o restante do capítulo 26 de Levítico). Infelizmente, os relatos posteriores mostram que Israel não conseguiu se manter obediente e acabou sofrendo os castigos anunciados.
Acerca da obediência (que significa seguir os seus ensinos), o Senhor Jesus Cristo disse: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos” (Jo 14.15). O povo de Israel foi convocado a obedecer por gratidão a Deus, e recebeu promessas de uma série de benefícios. Jesus vai além. Ele ensina que a verdadeira obediência nasce do amor. E a recompensa também é outra: em vez de benefícios terrenos, temos a promessa da sua companhia constante, da sua orientação e da sua paz em meios às dificuldades. Isso é mais duradouro do que qualquer prosperidade material que pudéssemos receber.
Infelizmente continuamos incapazes de obedecer. A natureza humana, rebelada contra Deus, nos leva a querer fazer a nossa própria vontade. Por isso mais tarde Jesus explica aos seus seguidores que precisamos da ajuda dele para obedecer (veja o versículo em destaque). É preciso se agarrar a Jesus como um ramo de árvore fica agarrado ao tronco – esse é o exemplo usado por Jesus no texto de João 6. É preciso fazer dele a nossa fonte de vida, buscar sua ajuda a cada instante. Só assim é possível obedecer a Deus em todas as áreas da vida. E então as promessas dele também se cumprirão. – MM

Deus nos ama e quer nos presentear. Para isso, precisamos amá-lo também, e isso se traduz em obediência.

Comentários