Steven Paul Jobs foi um empresário, inventor, e magnata americano no setor da informática. Ele foi o co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple e se destacou por transformar vários tipos de indústrias: filmes de animação, computadores pessoais, telefone, música, tablets e publicações digitais. Além da Apple, ele foi diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.
Steve Jobs faleceu no dia 5 de outubro de 2011, aos 56 anos de idade, devido a um câncer pancreático. Seu trabalho e genialidade servem como inspiração para muitos, e ele deixou um grande legado para as futuras gerações.
Veja abaixo 5 lições que podemos aprender com Steve Jobs:
Concentre-se nas coisas positivas
A vida profissional de Steve Jobs não foi fácil, mas apesar disso, ele sempre se manteve positivo. Ao ser demitido da própria empresa, em 1984, ele se manteve erguido e deu a volta por cima, retornando à presidência e fazendo da marca Apple a maior empresa do mundo em valor de mercado.
Fique cercado de pessoas geniais
Steve Jobs não estava sozinho quando começou a Apple. Ao seu lado estava seu sócio Steve Wozniak, considerado gênio da computação naquela época. Além disso, Jobs incentivou e ajudou na formação de pessoas geniais, que depois, até admitiu serem melhores que ele. Tim Cook (que substituiu Jobs quando sua doença já estava avançada), John Lasseter e Johny Ive são alguns exemplos!
Viaje por aí
Sabe qual a melhor maneira de expandir a mente? Viajar! Isso mesmo, sair por aí, conhecer lugares e pessoas novas. Não pense que para viajar é necessário guardar dinheiro por meses e tirar férias. O ideal é conhecer novos lugares sempre que possível, independente da distância e do tempo. No ano antes de fundar a Apple, Steve Jobs viajou para a Índia. A viagem fez com que ele mudasse totalmente sua visão do mundo e a forma como ele encarava sua carreira.
Obstáculos são oportunidades disfarçadas
Durante sua jornada, Jobs enfrentou muitos desafios. Ele e seu sócio, durante o desenvolvimento do primeiro Apple, ficaram sem dinheiro algum. Apesar disso, Jobs não desistiu, e para conseguir dinheiro, ele se desfez de sua caminhonete e seu sócio vendeu de sua calculadora científica. Por isso, não veja os obstáculos e desafios como problemas, mas sim, como oportunidades.
Não se esqueça de que você vai morrer um dia
Jobs lembrou a importância da consciência da morte na tomada de decisões em um discurso aos alunos da Universidade de Stanford: “Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo – expectativas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – essas coisas simplesmente somem em face da morte, deixando apenas o que é verdadeiramente importante”. Por isso, NÃO TENHA MEDO DE ERRAR!
Comentários
Postar um comentário