“A MORTE E A VIDA ESTÃO NO PODER DA LÍNGUA”


“A MORTE E A VIDA ESTÃO NO PODER DA LÍNGUA”


O verso inteiro é : " A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto". (Provérbios 18:21).
            A Bíblia para nós cristãos é a Palavra de Deus. É a principal fonte de Sabedoria, Vida, Verdade, Justiça e Amor. Ela é  a Constituição do Criador. (Constituição : normas que abrange deveres e obrigações das pessoas incluindo o direito).  Essa consideração da bíblia faz toda a diferença na vida de uma pessoa.
            "Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas". (Provérbios 3:13). Por falta de sabedoria e entendimento de como as coisas funcionam,  muitos estão aprisionados com as palavras que saem da sua boca. Estão vivendo, mas são infelizes. Quando abrem a boca só amaldiçoam, xingam, se auto depreciam, se desvalorizam, ofendem, magoam, etc. Preste bem atenção nesse texto de Tiago 3:2-18 : "Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo. Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos. Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer. É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim. Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga? Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.  Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz ".
            Olhando mais de perto para o verso no texto acima: “A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser”, entendo que além de prejudicar o ambiente, ela prejudica a si mesmo.
            Precisamos entender que nós somos resultado do que falamos. Porque as palavras que saem da nossa boca são como sementes que vamos plantando em nosso caminho. Vamos plantando e vamos colhendo. Plantando, colhendo!
            Considere: há muitas pessoas doentes que poderiam estar curadas, mas no abrir da boca, fermentam ainda mais o mal que está nelas.  Dizem: “Não vou aguentar, vou morrer!”.  E acaba morrendo!.
Tem famílias que vivem debaixo de maldições que são mantidas por causa de palavras erradas. Palavras malignas que vem de pai pra filho que  promovem maldição.
            Tem pessoas com potencial que não conseguem se desembaraçar, porque falam mal de si mesmo. Dizem”  “Eu não consigo ! Isto não é pra mim!. Não vai dar certo!. Eu já tentei, mas não consegui!.
            Considere o que está acontecendo com a vacina contra a gripe H1N1. Há muito falatório em cima disto todos os dias. Tem pessoas apavoradas que estão ficando neuróticas sem perceber. A vacina é de graça, mas tem gente que já pagou R$ 300,00 por aplicação em clinicas particulares. O pior,  até onde eu sei, é que a vacina não dá 100% de proteção.
            Além disso, quanta violência já foi cometida por causa do mal falar. Em São Miguel houve um assassinato entre vizinhos por causa de um varal de roupas. O desentendimento começou por causa de uma intriga entre as esposas. Os maridos entraram na história, brigaram, e um acabou matando o outro.
            Repito verso em destaque : “A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser”.
            O tema dessa mensagem:" A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto "  (Provérbios 18:21). O mesmo verso numa linguagem atualizada : "O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado. " .
            Afinal, como podemos usar bem as palavras a ponto de sermos recompensados?.
            Preste atenção nesse ensino de Jesus : " — Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem uma árvore boa. Mas, se tiverem uma árvore que não presta, vocês terão frutas que não prestam. Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta. Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio. 
A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más.  — Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou. Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado (Mateus 12:33-37).
            Quero destacar o verso que diz: " Pois a boca fala do que o coração está cheio" e por meio dele podemos concluir que as palavras que falamos vem do nosso coração.
            Para que as palavras venham trabalhar em nós a ponto de abençoarmos o nosso semelhante, temos que mudar o coração. Como pode isto acontecer ?1. Reconhecendo a Jesus (O Verbo Divino) como Senhor da nossa vida.  Essa experiência é chamada nas escrituras também de Novo Nascimento. O profeta Ezequiel diz: “Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente”. (Ezequiel 36:26).
            2. Confessando com toda sinceridade:  "Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos." (Romanos 10:9-10).
            3. Isto acontecendo receberemos de Deus o perdão , um novo coração, uma nova vida. "Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo". (2 Coríntios 5:17) . O mesmo texto em versão mais antiga: "Assim que, se alguém está em Cristo,nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" .
            Portanto, você já está em Cristo. Então se empenhe para mudar a sua maneira de falar. Aprenda a falar de modo certo e baseado nas escrituras. Isto vai ser bom para você e vai ser bom para quem vive com você em seu caminho. Eu estou fazendo isto, estou me empenhando em falar de modo certo. Isto faz parte do despojamento do velho homem.
            Se você ainda não está em Cristo, e que faze-lo hoje, ore comigo com toda sinceridade do seu coração:
            "Senhor , salva-me!. Me dê um coração novo, transforma a minha vida e me faz uma nova pessoa, te peço em Nome de Jesus ! Amém!”
            ­Se precisar de ajuda, estou a sua disposição.

Pr. André
Cel.: 9 7589 1354 - VIVO 
17/04/2016


Comentários