“MORTE SÚBITA” (01/05/2016)

“MORTE SÚBITA” 

“A morte súbita é a morte que ocorre repentinamente, sem previsão, sem sinais de trauma ou violência, em adultos e crianças. Geralmente ocorre nas primeiras horas do dia. A morte súbita pode acontecer na primeira hora ou nas primeiras 24 horas após o aparecimento de sintomas e atinge tantas pessoas sãs como doentes, de sedentários a atletas. No passado foi atribuída a causas inexplicáveis, a vinganças de deuses ou maldições. Com a evolução da ciência e da medicina, as explicações e as causas foram aos poucos sendo esclarecidas e ampliadas.        Apesar de rara, a morte súbita é ainda inaceitável pelas pessoas e vista pelas mesmas como uma quebra injusta do ciclo natural da vida, principalmente quando envolve atletas e jovens. Raramente a morte súbita é atribuída a um coração estruturalmente normal. " (texto extraído da internet - Wikipédia)
            É muito doloroso quando acontece com alguém próximo da gente. Mais doloroso ainda é para os familiares da vítima. É uma tragédia horrível de suportar.
            Mas o que a bíblia diz a esse respeito?
            A bíblia diz que esse dia pode acontecer na vida de qualquer pessoa e nos orienta a estarmos sempre preparados para que um dia desses não nos pegue em falta. 
            Preste atenção em Lucas 13:1-30:
            Nos versos 1-3: Ele diz que a Morte Súbita pode vir na forma de uma violência sofrida.
            Nos versos 4-5: Ele diz que a Morte Súbita pode vir na forma de um acidente.
            Nos versos 6-17, Ele diz: Pode vir pela falta de frutos.
            Nos versos 22-30 (leia todos os versos mas enfatizo o verso 24), diz: "Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois Eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”.
            Portanto, a Morte Súbita pode acontecer com qualquer um e em qualquer lugar. É de suma importância a sua comunhão com Deus, consigo mesmo e com o seu próximo.
            A Bíblia nos orienta a amar a Deus e ao nosso próximo como a nós mesmo. Marcos 12:30-31 diz: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."
            Na obediência a esses mandamentos teremos um bom nome diante de Deus e das pessoas. Teremos Paz!  Estude Provérbios 3:1-6: "Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.  Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo."
            Para isto, devemos fazer um check-up, um exame de consciência na Última Oração do Dia. Chamamos isso de limpar o Coração. Depois do louvor e adoração a Deus, em nome de Jesus, fazer um exame de consciência para resolver as pendências e concertar as pontes quebradas do dia.  Pedir perdão a Deus dos erros cometidos. Procurar não generalizar como: Deus perdoa todos os meus pecados. Do contrário, pedir perdão por cada pecado cometido, citando nome por nome, ofensa por ofensa. Como exemplo: “Não deveria ter falado, agido, pensado, omitido, feito desse jeito quando eu sei que devo amar até o meu inimigo”. Liberar perdão a todos aqueles que os feriram de alguma maneira. Interceder por eles como Jesus intercedeu por todos aqueles que o condenaram. Ele disse: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o fazem" (Lucas 23:34). Tenha a oração do Pai Nosso como modelo e não como reza, para te ajudar (Mateus 6:9-13).
            Nós não podemos alimentar ódio, inimizade, ressentimento, amargura, decepção, frustações, justiça própria, intrigas, etc. Não temos condições físicas, emocionais e muito menos espirituais para manter esse lixo no coração.
            Mateus 6:14 e 15 diz: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas."   
            Além de perdoar rapidamente, interceder por aqueles que nos ofenderam, declarando amor e amizade por eles.  Em Mateus 5:44 está escrito: " Eu (Jesus), porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelo os que vos perseguem "
            Também é o momento de avaliarmos as nossas prioridades, se elas estão em harmonia com as Prioridades recomendadas por Deus: "Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a Sua Justiça, e todas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33) . Na obediência a esse verso, seremos encontrados com as mãos na massa, trabalhando em função do Reino de Deus, seremos então considerados por Ele como pessoas Felizes e Prudentes: "Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor quando vier , achar servindo assim ";  com a lâmpada acesa nas mãos, assim como as 5 virgens prudentes de Mateus 25:1-13; com os talentos multiplicados (a parábola dos Talentos  em Mateus 25: 14-30 ; com as vestes limpas e com óleo sobre a cabeça : "Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes , e nunca falte óleo sobre a tua cabeça " (Eclesiastes 9:8).
            Portanto, devemos dormir todos os dias preparados, porque podemos não acordar no outro dia, sabendo que a nossa partida pode ser abrupta, como a Morte Súbita.
            Seja sábio e ponha em pratique esse conselho.
            Caso, você não tenha aceitado a Jesus como seu Senhor pessoal e quer faze-Lo, faça essa oração comigo com toda a sinceridade do seu coração. Diga:
            "Deus me perdoe, por não crer em Jesus de modo certo a ponto de considerá-lo como meu único e suficiente Salvador e Senhor da minha vida. Purifica-me com o Seu Sangue derramado na cruz do calvário. Salva-me nesta hora! Eu confesso Jesus Cristo, como meu Senhor, creio no meu coração na Sua ressurreição. Portanto segundo a sua Palavra estou salvo".
            Você que fez essa oração pela primeira vez, entre contato comigo, ou faça-nos uma visita, isto é, se tiver ao seu alcance. Será um prazer enorme ouvir o seu testemunho.
                                                           Pr. André
Cel.: 9 7589 1354 - VIVO 
01/05/2016

Comentários