PRESENTE DIÁRIO

O SERVO

03 de janeiro de 2017
Leitura Bíblica: Isaías 42.1-7
A minha boca falará sem cessar da tua justiça e dos teus incontáveis atos de salvação (Sl 71.15).
Israel viveu uma situação política calamitosa: a maioria de seus reis nem de longe se parecia com o sábio Salomão ou o fiel e forte Davi. Não sabemos qual era a expectativa do povo quando um novo governante era entronizado, mas podemos imaginar que os israelitas esperassem alguém que demonstrasse publicamente sua indignação contra aquilo que estivesse errado e que se propusesse a acabar com o mal pela raiz.
O Servo de Deus retratado por Isaías no texto que lemos hoje é humilde demais para ser governante de um país. Alguns diriam que lhe falta atitude! Eu acho particularmente interessante que seu propósito não é destruir, quebrar ou arruinar os poderosos deste mundo. Seu governo não se restringe a um país, mas abrange todo o Universo e é baseado em duas de suas características: fidelidade e justiça. Elas andam juntas: ser fiel a alguém significa ser igualmente justo ou correto; aquele que é justo será fiel com seus semelhantes.
A fidelidade e a justiça são características divinas. Deus é fiel e justo em relação a seus filhos, concedendo-lhes seu amor, cuidado, auxílio e proteção. Apesar de as pessoas não merecerem, ele cumpre suas promessas e enviou seu próprio Filho para morrer no lugar dos verdadeiros culpados. Jesus Cristo veio para libertar os que estavam presos em si mesmos por causa da sua rebeldia contra Deus, cegos de cobiça, ganância e ódio, e que viviam sem esperança, longe de Deus. Jesus é o Servo obediente e humilde, porém poderoso. Todo aquele que entrega sua vida a ele recebe algo totalmente novo: perdão dos pecados, vida nova aqui e agora e eterna no Céu, esperança renovada, ânimo e alegria para transformar o hoje enquanto espera o amanhã. Quem segue a Cristo procura imitar seu exemplo e por isso luta pela justiça e busca ser fiel ao Senhor. Além disso, proclama o Nome do Senhor por meio de sua vida. – AS
O Servo de Deus entregou sua vida para que pudéssemos nos tornar filhos de Deus e servi-lo com fidelidade.

Comentários