AMIZADE
08 de janeiro de 2017
Leitura Bíblica: João 15.1-17
Amem-se uns aos outros como eu os amei (Jo 15.12).
Como estão seus relacionamentos? Pense nos seus amigos mais chegados e veja com quais você pode abrir o coração. Fiz este exercício e constatei com surpresa, mas também com alegria, que tenho cinco amigos com quem posso contar em quaisquer circunstâncias de minha vida. E espero que estes meus cinco amigos também me considerem da mesma forma.
O escritor Mário Quintana afirmou que “a amizade é um amor que nunca morre”. O texto de hoje mostra como é possível cultivar este tipo de amor. Jesus relaciona a amizade que tem com os discípulos a uma videira. Deus “plantou” Jesus como uma árvore, cujos ramos são seus seguidores. Não poderia haver ligação mais estreita e completa. Para fazer parte da videira, os ramos precisam dar frutos, senão são cortados. São podados a fim de serem ainda mais produtivos. (Em outras palavras: o Senhor pode nos fazer passar por situações difíceis a fim de nos deixar mais saudáveis e frutíferos.) A amizade floresce quando tronco e ramos estão unidos e, assim, ligados à fonte da vida, que é regada pelo amor de Deus. O amor que o Pai tem pelo Filho acaba fluindo deste para os seus discípulos e também entre estes. Por isso Jesus chama de amigos aqueles que estão conectados com ele e seguem seus ensinamentos. A maior prova de amor que Jesus deu foi dar a vida por seus amigos.
Este é o segredo de uma amizade que permanece. Enquanto forem obedientes a Deus, não importa se dois amigos estão próximos ou distantes um do outro, o amor que os une será sempre o mesmo. Estará sempre presente em toda e qualquer circunstância porque não vem deles mesmos, mas de Jesus, que é eterno e imutável. Enquanto estivermos com Jesus, poderemos ser bons amigos, que seguem o seu exemplo de amor, se necessário também dando a vida pelo outro. – JDC
Amizades verdadeiras são regadas pelo amor de Deus que nos deu seu filho Jesus.
Comentários
Postar um comentário