PRESENTE DIÁRIO


Voltar Atrás?

13 de janeiro de 2017
Leitura Bíblica: Êxodo 13.17-18
Nós não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos (Hb 10.39).
O texto de hoje é mais uma prova do quanto Deus conhece o ser humano. Ele sabe que, ao primeiro sinal de problema, nossa tendência é voltar atrás. No caso dos israelitas, parece estranho pensar que escolheriam voltar a ser escravos no Egito, mas foi isso mesmo que pediram quando se sentiram encurralados pelo exército egípcio (Êx 14.11-12) e com fome (16.2-3), por exemplo. Preferiam algo muito ruim, que lhes causava muito sofrimento, ao risco de morrer no deserto. Presenciaram diversos milagres, mas mesmo assim viviam reclamando e querendo voltar atrás.
Muitas vezes agimos como eles. Firmamos um compromisso com Deus de obedecê-lo, mas aí não gostamos do que ele nos manda fazer. Isso pode envolver mudanças que não estamos dispostos a enfrentar – como abandonar um hábito que desagrada ao Senhor. Qual é a nossa tendência? “Quem dera eu não tivesse dito nada a Deus!” ou mesmo sentir saudade do tempo em que vivíamos sem ele… Aliás, não são poucos os que desistem de seguir Jesus quando descobrem que a vida cristã envolve sofrimento, renúncias, deixar de fazer algo por amor ao próximo e a Deus… Param no primeiro obstáculo e voltam atrás – para a escravidão ao pecado (tudo o que desagrada a Deus).
Precisamos constantemente refletir se estamos realmente dispostos a servir a Deus, se não sentimos ingratidão ou vontade de voltar atrás. A vida sem Deus pode ser mais fácil, mas seu fim é a morte eterna! Com Deus, enfrentaremos muitos desafios e sofrimentos, mas não sozinhos: ele sempre está conosco e nos ajuda a passar por qualquer situação. Que esta reflexão sobre a vida cristã nos leve a ter um compromisso ainda maior com o Senhor e um forte desejo de servi-lo sejam quais forem as circunstâncias. Que o versículo em destaque possa ser uma realidade em nossas vidas! – VWR
Em vez de voltar atrás na caminhada com Jesus é melhor deixar para trás aquilo que nos afasta dele.

Comentários