PRESENTE DIÁRIO



DEUS E EU


  15 de janeiro de 2017
Leitura Bíblica: Salmo 33.6-15
Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro (Sl 34.15).
Você já ouviu alguém dizer que acredita que Deus criou todo o universo, mas que agora ele não interage mais com a criação? Isso é bastante comum, pois o pensamento moderno (religioso ou não) rejeita a ideia do Deus que interfere no mundo por sua própria vontade e amor. Entende-se que o ser humano constrói o seu caminho a partir de sua própria inteligência e capacidade. É aceitável crer no Deus criador do universo, mas não que o mesmo Senhor ouça e atenda nossas orações. O autor do salmo 33 pensava diferente. Em seu poema, ele elogia, e muito, o Deus que criou toda a natureza visível e também a que está além do alcance dos nossos sentidos (v 6-9). Mas não só isso: para o salmista, o Deus da geografia e da astronomia também é Senhor da história (v 10-11). Ele não é só onipotente, mas também onisciente e soberano sobre o curso de vida da humanidade. Por isso, o amor e a bondade de Deus com o ser humano o inspiram a uma vida de louvor e reverência. Ele sabe que viver em aliança com esse Deus garante seu favor e ajuda. Não vale a pena confiar na força humana: “Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção” (v 20).
Quando nos falta a perspectiva correta a respeito de Deus, somos tomados por uma autoconfiança destrutiva em nossa própria capacidade e inteligência. Mas, se for bem sincero, qualquer um pode olhar para trás na sua vida e verificar que já passou por momentos em que ele mesmo não podia fazer mais nada, e que a ajuda só pode ter vindo de Deus: p.ex. proteção no perigo, saúde depois de uma doença, sucesso pessoal, sustento financeiro. Não reconhecer isso é ingratidão.
Uma relação correta com Deus requer ter consciência de que o Criador também é o Sustentador da vida, e isso afeta a nossa atitude em relação a ele. Que tal buscar hoje a sua misericórdia e graça, como fez o salmista? – LSa
“Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” (Sl 34.8)

Comentários