PRESENTE DIÁRIO


                                  RESPOSTA DIVINA

20 de janeiro de 2017

Leitura Bíblica: Jeremias 12.5-17
Tu és justo, Senhor, quando apresento uma causa diante de ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas? (Jr 12.1)
Nosso texto está ligado a uma descoberta de Jeremias. Ele percebeu que pessoas de sua total confiança estavam planejando tirar-lhe a vida. Como ele, pessoa escolhida por Deus, poderia ficar tão desguarnecido pelo próprio Senhor? Ao mesmo tempo ele observa que tais pessoas estavam em boas condições de saúde e de progresso material, que tudo dava certo para elas. Essa é uma das perguntas para a qual os homens de todas as gerações têm buscado resposta. A contestação que mais ouço é sobre a justiça divina.
Deus diz a Jeremias que, se ele está em dificuldades para entender o dissabor que está passando, que se dirá quando as coisas piorarem?
A resposta de Deus é que a pergunta surge por dois motivos. O primeiro é falta de fé e de conhecimento de Deus. O segundo é que o homem olha o que acontece hoje, mas desconhece o que acontecerá amanhã. A culpa de nossos sofrimentos tem duas origens: nós mesmos e também os outros. Um exemplo: sofro se não cuido de minha saúde e também sofro em razão do mau funcionamento do sistema de saúde pública.
A explicação foi dolorosa para Jeremias. O povo escolhido tinha Deus nos lábios, mas não no coração. Eis a razão de planejarem tanta maldade com o profeta. Eles seriam expulsos da terra, da herança recebida de Deus, e os maus vizinhos seriam também arrancados da terra que habitavam e haviam tomado do povo escolhido. A justiça divina não tarda nem falha. Nossa dificuldade é entender que para Deus o hoje e o amanhã são um tempo só. Se Jeremias fosse levado aos dias apostólicos, após a ressurreição de Cristo, ele se ajoelharia, adorando e pedindo perdão a Deus. – MJT

Comentários