ESCAPATÓRIA
Leitura Bíblica: Êxodo 4.1-16
Temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós (2Co 4.7).
Moisés pertencia ao povo de Israel, que estava escravizado no Egito. Êxodo 2 e 3 conta sua história e por que ele teve de fugir de lá e ir morar numa terra distante chamada Midiã. Lá casou-se com Zípora, filha de Jetro, sacerdote local. Tornou-se pastor de ovelhas. Certo dia, enquanto cuidava do rebanho de seu sogro, o anjo do Senhor lhe apareceu em uma chama de fogo do meio de um arbusto. Este, entretanto, não se queimava. Moisés ficou impressionado e, ao chegar mais perto, ouviu a voz de Deus chamando-o para voltar ao Egito e tirar o povo de Israel da escravidão. “Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas” (Êx 3.10). Deus tinha visto o sofrimento e ouvido o clamor do seu povo. Ele viria para salvá-lo e levá-lo à boa “terra que mana leite mel” – e Moisés seria o seu mensageiro.
Surpreso, Moisés apresentou a Deus várias razões por que ele não deveria ir: Quem sou eu? Não sou uma pessoa especial! Sou apenas um pastor de ovelhas e estou tão longe do Egito. Sou muito simples e limitado para tão grande tarefa. Como vou me apresentar ao faraó e tirar os israelitas do Egito? Não, não posso ir. E, também, não sou teólogo! Como vou explicar ao povo que foi Deus quem me enviou? E se eles não acreditarem em mim? Eu não falo muito bem, tenho problemas e nunca tive facilidade para falar, nem no passado e nem no presente. E afinal, o que eu vou dizer ao povo? É melhor o Senhor enviar outro porque eu não quero ir. A resposta de Deus a Moisés foi muito simples: “Eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer”.
Essa é também a chamada de Deus aos cristãos. Ele estará conosco, ensinando-nos o que devemos dizer àqueles que estão caminhando longe dele. Nossas razões para fugir não são suficientes para anular a chamada divina. – JG
Deus não aceitou a escapatória de Moisés, e nem aceita a nossa porque é ele que cuida de nós.
Comentários
Postar um comentário