MANTENDO O ÂNIMO
27 de janeiro de 2017
Leitura Bíblica: Neemias 4.1-24
O muro se fechou até a metade de sua altura porque o povo tinha ânimo (Ne 4.6, ara).
Você já ficou desanimado alguma vez na sua vida? No meio de tanta corrupção, da violência, do desemprego,inflação alta e falta de dinheiro,quem é que não fica desanimado?
Até mesmo para o otimista mais entusiasta é difícil manter o bom ânimo.
Para manter o ânimo nas situações desanimadoras da vida, precisamos de uma dose sobrenatural da graça de Deus.
O profeta Isaías escreveu na iminência da invasão do território de Israel pelo exército da Assíria: “Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!” (Is 12.2)
Israel, o povo escolhido de Deus, foi a certa altura deportado para a Babilônia como punição por sua infidelidade. Quando voltou desse cativeiro, tinha dois grandes desafios: restaurar os muros da cidade e reconstruir o templo do Deus vivo em Jerusalém. A leitura de hoje comenta essa situação.
O trabalho de reconstrução era árduo e, além disso, sofreu a oposição de inimigos, de modo que os israelitas precisaram defender-se, conforme relata a leitura bíblica.
No entanto, eles não se deixaram levar pelo desânimo por causa das adversidades. Reconheceram que estavam trabalhando por uma boa causa, e por isso trataram de tocar a obra, mesmo armados e debaixo da pressão do iminente ataque dos inimigos.
A situação daqueles israelitas talvez já fosse mais difícil do que qualquer uma que cada um de nós enfrenta hoje, mas mesmo que tudo ainda piore, temos a promessa de Jesus em sua situação mais extrema, pouco antes de ser crucificado: “Tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16.33). É com isso que podemos contar. – MM
Contando com a graça e a proteção de Deus podemos manter bom ânimo.
Comentários
Postar um comentário