Leitura Bíblica: Gênesis 29.31-30.2
O filho insensato é a desgraça do pai, e um gotejar contínuo, as contenções da esposa (Pv 19.13, ara).
A narrativa bíblica de hoje relata um problema familiar. Raquel, uma das esposas de Jacó, era estéril e por isso tinha inveja da irmã, Lia, que era fecunda. Agindo com insensatez, ela chantageia emocionalmente o marido (Gn 30.1), como se ele tivesse culpa de sua esterilidade. Qual a atitude de Jacó? Ele ficou irritado e deu uma resposta típica de quem perdeu a paciência com reclamações e lamentações. Estas, imagino, deviam ser constantes nos pensamentos e nos lábios de Raquel.
Há algum tempo, a torneira de minha pia deu defeito. Durante alguns dias eu ouvia aquele gotejar que, verdade seja dita, é irritante. Em meio aos afazeres do dia às vezes o barulho se perdia, mas quando o silêncio pairava dentro de casa, lá estava eu inquieta e irritada por conta do pinga-pinga contínuo.
Nesse ínterim, certa manhã, enquanto lavava a louça, me peguei remoendo algo que meu esposo havia feito (ou deixado de fazer, não me recordo) e estava ensaiando mentalmente as reclamações e cobranças para despejar sobre ele assim que chegasse do trabalho. Então o Senhor me trouxe à memória o versículo em destaque de hoje. Pude entendê-lo perfeitamente, uma vez que eu vinha sofrendo com o gotejar da torneira e sabia o quanto aquilo era desagradável. Não, eu não queria ser comparada àquela torneira!
Provérbios 21.9 diz que “melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta”. Ao lerem esse texto, muitas pessoas pensam na mulher como a esposa, mas também mães, filhas e irmãs podem comprometer a harmonia e a alegria do lar com suas reclamações e contendas. E não somente mulheres, mas também homens que ajam da mesma maneira.
Querido leitor, será que as pessoas à sua volta consideram você uma companhia agradável ou alguém tão irritante quanto o gotejar de uma torneira? – CPB
Para restaurar relacionamentos, às vezes precisamos mudar nosso (mau) comportamento!
Comentários
Postar um comentário