ÓDIO
08 de fevereiro de 2017
Leitura Bíblica: Gênesis 33.1-12
Esaú guardou rancor contra Jacó … e disse a si mesmo: “Os dias de luto pela morte de meu pai estão próximos; então matarei meu irmão Jacó” (Gn 27.41).
A vida familiar na casa de Esaú e Jacó não foi tranquila. Antes mesmo do nascimento, os dois se empurravam no ventre da mãe, e ao nascer Jacó segurava o calcanhar do irmão. Um teve a preferência do pai; o outro, da mãe. Um dia, Jacó comprou de Esaú o direito de irmão mais velho, que lhe dava maior parte na herança e uma bênção especial. Foi esta bênção que Jacó recebeu ao enganar o pai. Quando descobriu a farsa, Esaú recebeu uma bênção menor e ficou com ódio de Jacó. Ele tinha motivos, é verdade. Ninguém naquela família agiu bem. Resultado: conflito entre irmãos, fuga de Jacó e provavelmente um mal-estar entre o casal, já que Rebeca ajudou seu preferido a enganar o pai e teve de se separar de Jacó para que este não fosse morto.
Quando chegamos ao texto de hoje, muitos anos se passaram, Jacó já tinha uma grande família e voltava para a terra de seus pais – o que significava reencontrar Esaú. Pelo caminho, foi tentando agradá-lo com presentes, mas estava tenso e com muito medo, pois o irmão vinha acompanhado de 400 homens! Será que ele ainda o odiava e mataria toda a sua família?
Porém, somos surpreendidos pela história bíblica: em vez de matança, abraços e beijos; no lugar de ódio, perdão! Esaú enfim conseguiu deixar o passado para trás e reconciliar-se com aquele que lhe trouxera tanto sofrimento e gerara em seu íntimo um sentimento tão destrutivo. Mais adiante, lemos que Isaque morreu e os dois irmãos sepultaram seu pai (Gn 35.29). Se ainda houvesse ódio entre eles, isso seria possível?
Às vezes é o passar do tempo que nos permite deixar sentimentos ruins para trás. Mas não precisamos esperar tanto: podemos decidir perdoar antes disso. Mesmo que tenhamos motivos para odiar, podemos decidir amar. Não permita que sentimentos ruins se abriguem em seu coração: perdoe! – VWR
Perdão é uma decisão, não uma emoção. Portanto, está ao seu alcance!
Comentários
Postar um comentário