PRESENTE DIÁRIO

"PALAVRAS"

01 de fevereiro de 2017

Leitura Bíblica: Tiago 3.2-12

A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto (Pv 18.21).
Assisti a um filme na faculdade no qual um pai insultava seu filho por suas notas ruins na escola, sem saber que ele tinha um diagnóstico de dislexia. Numa das cenas, o professor, que também tinha sido uma criança disléxica e conseguiu superar suas limitações, contava a história de uma tribo que, quando queria que uma árvore morresse, não a cortava ou colocava qualquer tipo de substância venenosa, apenas se reunia em torno dela e a insultava até que secasse totalmente.
Nossas palavras têm a capacidade de construir com a mesma intensidade que podem destruir. Claro que isto também dependerá da vulnerabilidade de quem as ouve, o que não nos isenta da responsabilidade. Devemos ter cuidado ao falar, buscando as palavras certas e o momento adequado para isso.
As crianças, especificamente, são muito sensíveis ao que ouvem, e isto poderá acompanhá-las até a fase adulta. Uma criança que, ao apresentar uma dificuldade qualquer, receber críticas e sanções (mesmo que não físicas) em vez de estímulos tende a ter problemas na formação de sua personalidade e sofrerá as consequências disso. O que cada pessoa fará com aquilo que ouviu em sua infância e adolescência dependerá dos seus recursos e de suas oportunidades. Geralmente os resultados são negativos e a dor moral que acompanha a violência psicológica recebida pode determinar uma vida constantemente infeliz e empobrecida emocionalmente.
Porém, há esperança! Se você sofreu esse tipo de violência ou a praticou, saiba que Jesus Cristo pode transformar a vida de qualquer pessoa que nele crer. Somente ele pode apagar os efeitos danosos que as palavras causam. Deixe para trás o que os outros disseram sobre você e entregue sua vida aos cuidados daquele que é a Verdade. Por amor, ele morreu em nosso lugar e ressuscitou para dar vida eterna aos que creem! – LFS

Comentários