PRESENTE DIÁRIO

                             "FÉ EM AÇÃO" 

31 de janeiro de 2017
Leitura Bíblica: Êxodo 14.1-18
Guiaste o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão (Sl 77.20).
Lemos sobre uma mudança de rumo na rota dos israelitas para que fossem perseguidos pelos egípcios. E lá vai o povo de Deus, marchando triunfantemente. Porém, quando avistaram o exército do faraó, percebemos duas reações diferentes. A primeira é a dos israelitas: eles clamaram aterrorizados, culparam Moisés por tê-los levado até ali e desejaram nunca ter saído do Egito. A marcha triunfante foi interrompida e se tornou um funeral. A segunda reação é a de Moisés: encorajou o povo a crer no livramento que Deus lhe daria. Diferente de Israel, Moisés clamou a Deus confiando que o Senhor lutaria por ele!
Em seguida, Deus diz algo bem interessante: “Por que você está clamando a mim?” E então lembra Moisés do propósito dessa situação e da tarefa que ele tinha de conduzir o povo. Moisés mostrou que confiava em Deus, mas Deus queria que ele mostrasse essa confiança de um jeito prático. Ele não esperava apenas fé ou apenas ações: queria ações norteadas pela fé.
Às vezes temos a tendência de ficar paralisados em meio às dificuldades. Cremos em Deus esperando sua ação, mas de braços cruzados! Guiar o povo e estender as mãos sobre as águas não serviu de impedimento para a ação de Deus. Pelo contrário, foi uma ordem que “veio de cima” e o meio que Deus usou para ser glorificado entre os egípcios (e israelitas). Deus quis usar as mãos de seu servo! A fé de Moisés e sua perseverança na obediência diante do inimigo não permitiram que a marcha triunfante acabasse em terror, mas fizeram o desvio na rota se tornar um sucesso!
Além disso, a situação descrita no texto de hoje também nos ensina: 1) que Deus pode fazer desvios, mas junto traz o livramento. Nem nas mudanças de rota ele perde a direção; 2) a ter firmeza na fé quando estamos à espera de instruções sem saber o que vem pela frente e 3) a agir corajosamente quando Deus nos orientar. – WGS

Deus espera que tenhamos fé, mas também que a coloquemos em ação!

Comentários