"NOME"
03 de fevereiro de 2017Leitura Bíblica: Gênesis 32.22-28
Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito (Ap 2.17b).
Você sabe o significado do seu nome? Hoje, em nossa cultura, a escolha do nome dos filhos não costuma ser feita por seu significado, mas por sua beleza. Na cultura judaica isso é diferente. Os pais davam aos filhos nomes que simbolizassem algo que estavam vivendo. Jabez significa “sofrimento”, pois sua mãe sentiu muitas dores no parto (1Cr 4.9). Isaque significa “riso”, pois sua mãe, Sara, riu quando Deus cumpriu sua promessa de lhe dar um filho (Gn 21.6). Com Esaú e Jacó não foi diferente. O primeiro filho de Isaque e Rebeca foi chamado Esaú por ser muito peludo desde o nascimento (Gn 25.25). Jacó, por sua vez, recebeu este nome por ter nascido com a mão agarrada no calcanhar do irmão (Gn 25.26), significando “traiçoeiro”.
Na leitura de hoje vemos que, quando Jacó lutou com aquele desconhecido, foi-lhe perguntado seu nome. Responder equivalia a uma confissão: sou um enganador. Logo em seguida, Jacó percebeu que estava face a face com Deus. O que vemos aqui é uma bela cena de transformação de um homem quando está na presença do Senhor. Naquele momento Jacó recebeu um novo nome: Israel, que significa “Deus luta”.
Seu nome pode não significar enganador, ou incrédulo, ou mentiroso. Mas com certeza existem coisas em você que devem ser mudadas. Deus deseja transformar sua vida, tirar de você aquilo que não o agrada e lhe dar uma nova história. Provavelmente você tem mantido em segredo sua real identidade, aquilo que você de fato é. Mas para que você seja transformado e receba um “novo nome”, é preciso confessar-se a Deus. A Bíblia nos diz que, se confessarmos os nossos pecados, Deus nos purificará (1Jo 1.9). E não é possível uma purificação em que as impurezas continuem presentes. Não tenha medo da mudança que Deus vai operar. – BB
Deus pode mudar seu coração e lhe dar um novo caráter.
Comentários
Postar um comentário