PRESENTE DIÁRIO

NOVO DE NOVO

19 de fevereiro de 2017
Leitura Bíblica: Esdras 6.15-22
O faraó mandou chamar José… Depois de se barbear e trocar de roupa, [ele] apresentou-se ao faraó (Gn 41.14).
A história dos israelitas é cheia de altos e baixos. Muitas vezes pensei comigo mesma: “Mas que coisa! Será que esse pessoal nunca aprende com seus erros?” É uma sequência contínua de rebelião, sofrimento, arrependimento e ajuda de Deus. Na leitura bíblica de hoje, o povo finalmente está de volta à sua terra depois de setenta anos de exílio na Babilônia por causa da constante desobediência de seus antepassados. O templo, símbolo da presença eterna de Deus, foi reconstruído. Alegres, celebram a Páscoa, a festa que representa exatamente a libertação que Deus concede ao seu povo escravizado por seus erros e rebeldia.
No entanto, não se podia celebrar essa festa de qualquer jeito. Não era só juntar todo mundo para cantar e louvar. Os líderes, por exemplo, seguiam determinados rituais para se apresentar puros ao Senhor. Para chegar diante de um rei humano é preciso mostrar respeito, apresentando-se limpo e bem arrumado (como fez José, no versículo em destaque). Quanto mais para entrar na presença de Deus, o Rei de todos os reis!
A má notícia é que nunca conseguiremos limpar-nos o suficiente para isso. Mas a boa notícia é que Deus não rejeita ninguém que se aproxima com um coração sincero. E na presença dele não conseguimos ficar sujos: seu amor, que fez Jesus se sacrificar em nosso lugar, cobre-nos de tal forma que nossa vida acaba sendo transformada. Essa mudança é tamanha que Paulo diz: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas já passaram, eis que surgiram coisas novas” (2Co 5.17).
Infelizmente não conseguimos manter-nos limpos. Lembra de Israel, o povo que não conseguia aprender com seus erros? Descobri que sou igual! Mas como aquele povo, eu também posso me achegar novamente a Deus e pedir perdão, pois ele está pronto a me receber, perdoar e purificar. – DK

Deus não me renova apenas uma vez, mas todos os dias, se for necessário e eu lhe pedir!



Comentários