DEUS É BOM
16 de fevereiro de 2017
Leitura Bíblica: Sofonias 3.13-20
Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! (Sl 34.8)
Uma das muitas características de Deus é a sua generosidade em relação aos seus filhos. Na leitura de hoje, Jerusalém (v 14, um símbolo para o povo de Deus) é convidada e encorajada a cantar, alegrar-se e celebrar: Deus a absolveu de sua culpa e afastou seus inimigos. Acabou o medo. A alegria gerada pelo amor de Deus por seu povo é tão grande que explode em louvor e cânticos. Mas também o próprio Deus celebra com seu povo. Ele tem prazer em presentear seus filhos e se alegra com eles.
A maior de todas as suas dádivas com certeza é a vida eterna concedida a quem entrega sua vida a Cristo. Mas Deus vai além: promete ajuda aos oprimidos, aleijados e dispersos (v 19), ou seja, os necessitados e aqueles que por vezes tropeçam ao longo do caminho da vida. Em sua misericórdia, Deus também concede um nome honrado. Após a vergonha de ser levada para a Babilônia, a nação seria restaurada e muitos regressariam à sua pátria. Os inimigos receberiam punição. No exílio, os judeus podiam adorar a Deus, mas seus cultos eram restritos pela ausência do templo do Senhor. Pela fé, o profeta antecipa um tempo em que poderão se reunir novamente para adorá-lo conforme Deus determinara.
Na verdade, as palavras finais de Sofonias pintam um quadro glorioso que vai muito além da restauração terrena de Israel. Um dia, a igreja será louvada diante das nações. Hoje ela é perseguida, escorraçada e desprezada em muitos lugares, mas um dia assumirá para sempre o lugar de honra que lhe está guardado – a posição de Noiva de Cristo.
O sofrimento de hoje pode ser desagradável, mas Deus ainda assim convida seus filhos à alegria. Sua promessa é segura, e vai chegar o dia em que toda a dor e vergonha acabarão. Não resta a menor dúvida disso, e é essa certeza que fundamenta a paz e a alegria de todo aquele que vive com Deus. – INS
A bondade de Deus é demonstrada no que ele concede dia após dia aos seus filhos.
Comentários
Postar um comentário