PRESENTE DIÁRIO

LOUVE

24 de fevereiro de 2017

Leitura Bíblica: Salmo 103.1-22
Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração (Jr 29.13).
Davi experimentou a bondade e o cuidado de Deus em muitas ocasiões, e toda a sua alegria transbordava em orações e poemas que demonstram essas diferentes experiências. O salmo da leitura de hoje é um exemplo disso: tem um caráter pessoal, mas também está cheio de louvor pelos benefícios que o Senhor dá ao seu povo, citando muitos motivos para dar a Deus a adoração que ele merece.
Os versos 1-5, p.ex., falam sobre como Deus abençoa o indivíduo: ele perdoa a rebeldia, cura doenças e renova as forças. Observe que Davi enfatiza o primeiro dos presentes divinos – o perdão pelos pecados – pois sem essa graça divina não há como desfrutar do restante. Depois ele passa a descrever a natureza inigualável de Deus: ele defende os oprimidos, não castiga como o homem merece e tem compaixão paterna por seus filhos (vv 6-13). Já nos versos 14-16 Davi louva a Deus porque ele, conhecendo bem a fragilidade do homem, leva essa debilidade em conta e cuida de nós com carinho. Por isso é possível descansar no Senhor. E não só isso: Deus ainda reconhece o nosso temor a ele e nos recompensa por isso com seu amor leal (vv 17-18), ao ponto de abençoar até os nossos descendentes! O poema termina então com uma explosão de louvor, exultação e adoração, como se o salmista percebesse que Deus e seu amor não cabem em palavras humanas.
Agora você poderá pensar: nunca vou conseguir louvar a Deus como Davi! Realmente ele tinha um dom especial, mas havia um aspecto na vida de Davi que não depende de talento: ele conhecia bem o seu Deus. E isso está ao nosso alcance também, pois Deus quer ter conosco o mesmo relacionamento que tinha com Davi. Veja o versículo em destaque: se o procurarmos, ele vai se revelar em toda a sua grandeza! Talvez nossas poesias nunca sejam muito bonitas, mas em nosso coração o louvor transbordará na medida em que aumentar o nosso amor pelo Senhor. – INS

Para louvar e adorar a Deus, basta começar!

Comentários