PRESENTE DIÁRIO

"CONDUTA CRISTÃ"

28 de março de 2017
Leitura Bíblica: Tito 3.1-11
Não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens (Tt 3.2).
Relações humanas são difíceis desde o princípio. Ainda no Jardim do Éden, após desobedecer à ordem de Deus, vemos Adão e Eva trocando acusações. De lá para cá tivemos uma intensificação dessa dificuldade. Se eu olhar para mim mesmo percebo o quanto já falhei com outras pessoas, trazendo dificuldades de relacionamento. Não é sem motivo que Deus nos deu diversos mandamentos que falam do nosso relacionamento com o próximo. Estes textos bíblicos são de suma importância para que vivamos bem.
Hoje destaco um texto do apóstolo Paulo escrito para seu filho na fé, Tito. Enfatizo o versículo em destaque. “Não caluniem ninguém”. Isso significa que não devemos dar informações falsas, desonrosas ou mentirosas a respeito de alguém. Você deve lembrar-se de fatos em que pessoas comentaram o seguinte: “Ouvi dizer, se é verdade eu não sei, mas fulano…” e assim segue a frase. O correto é não passar informações das quais você não tem certeza. E também nem tudo o que é verdade precisa ser levado adiante, se isso vier a prejudicar o outro. Dentro de situações conflituosas nas relações humanas somos chamados a ser pacíficos, ou seja, não ser aquele que coloca “mais lenha na fogueira”. Ajude as pessoas a viver em paz. Seja amável, mostrando delicadeza, cortesia, sendo simpático. Não é bom ser reconhecido como aquele que é rude, áspero e rabugento. Por fim, mostre sempre verdadeira mansidão. Seja brando na maneira de se expressar. Mostre suavidade.
E por que somos convidados a viver dessa maneira em relação ao nosso próximo? Porque Jesus Cristo fez o mesmo por nós e nos trata dessa maneira. Ele não fez isso porque fôssemos merecedores, mas pelo simples fato de nos amar. E assim desejo que o Senhor molde em você e em mim a sua maneira de tratar as pessoas. – MP

Que o amor de Deus em Cristo Jesus nos constranja a sermos seus imitadores.

Comentários