PRESENTE DIÁRIO


"FOFOCAS"

06 de março de 2017
Leitura Bíblica: Neemias 6.1-14
Seja o seu sim, sim, e o seu não, não; o que passar disso vem do Maligno (Mt 5.37).
A desmotivação é ausência de motivo para a realização de algo. Ela pode ser experimentada nas várias instâncias da nossa vida. Por vezes, é gerada pelas palavras negativas que ouvimos de outros e acabam se acumulando em nosso coração.
Neemias foi um líder do povo judeu a partir de 445 a.C. Ele ajudou a reconstruir o muro e as portas de Jerusalém, restabelecendo seus meios de defesa, além de coordenar outras reformas. Contudo, desde o início enfrentou oposição que poderia tê-lo desmotivado e levado a encerrar, antes mesmo de começar, aquela grande obra.
Em um dos ataques, Neemias sofreu três sutis investidas. Seus opositores não usaram armas físicas, mas palavras. Primeiro, fizeram-lhe um falso convite de amizade, para se aproveitar dele. Como não obtiveram resultado, inventaram uma história sobre o seu caráter, o que também não surtiu efeito. Por fim, pagaram um religioso para ludibriá-lo e fazê-lo errar contra Deus, mas Neemias percebeu a armadilha.
Aquelas pessoas tentaram desmotivá-lo com fofoca ou boatos, que poderiam tê-lo abalado. Não é sem razão o alerta bíblico em Tiago 3.8b: a língua “é um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero”. Críticas negativas, intimidação e zombaria podem levar qualquer um à desmotivação. Mas Neemias sabia por que estava ali e o que deveria fazer. Por isso, ignorou aquelas palavras por completo, respondendo que não podia parar o que estava fazendo para discutir com eles, pedindo a Deus força para continuar a obra e que o Senhor agisse em relação às pessoas que tentavam intimidá-lo. Sua sensatez diante da situação o ajudou a prosseguir.
Assim como Neemias, todos nós enfrentamos palavras desmotivadoras. Por isso, cabe aqui uma reflexão: que reação temos diante delas – vingança ou sensatez? Vencer tais palavras foi um exercício de não se deixar envolver por elas e não permitir que se propagassem. – ISB

Para não se deixar desmotivar diante de uma fofoca ou boato, deve-se apenas ignorá-los

Comentários