PRESENTE DIÁRIO

PARA QUE VER?

16 de março de 2017

Leitura Bíblica: Deuteronômio 4.15-19

Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido (Jo 1.18).

Ver Deus é um dos maiores desejos do ser humano. Ninguém até hoje o viu, por isso muitos não acreditam em sua existência. O fato de não ser possível usar nossos sentidos físicos (visão, audição, olfato, paladar, tato) em relação a Deus divide as pessoas em grupos: os que creem, os que não creem, os que dizem que acreditam… Quem crê, em muitos momentos é tentado a não crer. Quando supera essa tentação, surge outra, que no fundo é a mesma: querer vê-lo para crer. E aqui novamente as pessoas se dividem em grupos: os que precisam de imagens para conseguir crer em um deus e os que continuam crendo sem “captá-lo” por nenhum sentido físico.

Deus sabe disso. No texto de hoje, somos exortados a não fazer ídolos e imagens ou adorar a criação no lugar do Criador. No Antigo Testamento, diversas vezes Israel desagradou a Deus por meio da idolatria. Por quê? Porque é difícil manter a postura de crer mesmo sem nenhum sinal.

Mas e se estivermos enganados? E se de fato Deus não existir? Afinal, não temos nenhum sinal de sua existência. Não temos? É necessário ter uma fé muito grande para crer que Deus não existe. Na realidade, não enxergamos Deus quando estamos muito longe dele. Nossos “olhos” às vezes estão ofuscados pelo pecado e nada mais faz sentido.

Por meio do versículo em destaque, descobrimos que quando nos aproximamos de Jesus Cristo “enxergamos” Deus. A partir daí, podemos caminhar sem duvidar se ele existe ou não, contando com um Deus que nos conhece e conduz nossa vida, sem precisar ser percebido pelos nossos sentidos. É uma jornada de fé, fortalecida pela aparente ausência de Deus. Assim, ela se torna a certeza de que não precisamos de nada mais em nossa vida: apenas Deus. – ADH

Ver para crer? Para quê?

Comentários