"QUEM É BOM"
25 de março de 2017
Leitura Bíblica: Mateus 19.16-26
Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus (Lc 18.19b).
Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), intelectual que se destacou no século passado, afirmou: “Não creio que o brasileiro seja fundamentalmente bom”, certamente pensando na índole de nosso povo. É verdade, mas isso não se refere somente aos brasileiros: abrange qualquer ser humano. Basta prestarmos atenção nas criancinhas: desde a mais tenra infância, percebemos que elas vivem com uma boa dose de egoísmo. “Que horror! Egoísta, meu filho?”, você pode pensar. Creio que não preciso responder: peço que você observe como age um “pequenino”, seja ele seu filho, neto, vizinho ou parente próximo. Não há uma escola de “Ciência do Egoísmo” – podemos dizer que esta atitude vem “no pacote” quando nasce o bebê. Todos passam por isso.
No texto de hoje, lemos sobre um jovem que se esmerava em praticar atos de bondade; talvez até pensasse ser bom o suficiente e quisesse receber elogios por isso. Ao ser questionado por Jesus como era sua conduta tanto com o próximo como em casa, ele afirmou que era um seguidor fiel dos mandamentos de Deus, mas tinha dúvidas se necessitava de algo mais para obter a vida eterna. Jesus conhecia seu problema: o jovem amava sua riqueza acima de tudo (1Tm 6.10), por isso devia desfazer-se dela e então seguir Jesus. Não significa que dar tudo aos pobres leve alguém ao Céu: para ter vida nova e eterna é necessário entregar com fé a vida a Cristo.
Fomos criados para fazer boas obras (Ef 2.10), todavia não é por elas nem por nossa bondade que receberemos a vida eterna (Ef 2.8-9). Deus quer toda a nossa atenção voltada para ele. Fomos criados para o louvor de sua gloriosa graça (Ef 1.5-6), portanto não podemos colocar nada acima de Deus em nossas vidas. Como aquele jovem compreendeu, não podemos servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6.24b) ou a qualquer outro ídolo que possamos ter. Que nossa confiança esteja apenas no Senhor! – JDC
Comentários
Postar um comentário