PRESENTE DIÁRIO

                               ESCASSEZ

23 de fevereiro de 2017

Leitura Bíblica: Gênesis 41.32-57
Procure agora o faraó um homem criterioso e sábio e coloque-o no comando da terra do Egito (Gn 41.33).
De tempos em tempos, o mundo passa por crises. Elas podem vir de fatores naturais ou por falta de controle administrativo dos governos. Nos períodos de abundância, muitas vezes surge o sentimento de que a fartura nunca vai acabar, mas a chegada de uma nova crise pode levar todos a lutar contra o temor e o pânico quando não conseguem superá-la.
Na leitura bíblica de hoje lemos como o hebreu José conseguiu chegar ao posto mais alto do Egito. Desde jovem ele mostrara uma habilidade especial, dada por Deus: a de interpretar sonhos, primeiro os seus próprios (Gn 37), mas depois também de outras pessoas, p.ex. seus companheiros na prisão egípcia (Gn 40). Um destes, funcionário do faraó do Egito, é que intermediou a ida de José ao palácio para ajudar o rei a entender o significado de seus sonhos. Assim ele conquistou a confiança do faraó, que lhe deu então o cargo de governador do país. Durante o período de fartura, José criou o primeiro sistema de ensilagem para produtos excedentes. Quando chegou a fome, o estoque atendeu até mesmo povos estrangeiros. Quando os egípcios ficaram sem dinheiro para comprar comida, José passou a aceitar gado e depois terras como pagamento. Quando estes recursos também acabaram, os egípcios ofereceram-se como escravos, mas José preferiu contratá-los como “meeiros”, dando sementes para a plantação e recolhendo parte da produção como pagamento (Gn 47.13-26).
O faraó escolheu José por causa da sua capacidade de interpretar sonhos, mas o caráter deste não mudou depois disso. Não se deixou levar pelo que podia ter de benefícios. Até quando sua própria família chegou ao Egito, fez questão de pedir autorização do faraó para dar-lhes terra para morar. Sua atitude nos mostra que é possível estar no governo e manter-se íntegro. Mas para isso já é preciso ser íntegro antes, e isso vale para você e para mim. – JDC

Oremos por pessoas íntegras para gerir nosso país.

Comentários