PRESENTE DIÁRIO

                     ANTES QUE SEJA TARDE 

22 de fevereiro de 2017
Leitura Bíblica: Eclesiastes 12.1-8
Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos (Sl 119.10).
Lembre-se do Senhor enquanto você é jovem, diz o primeiro verso da leitura bíblica. Ele continua o pensamento iniciado no capítulo anterior, que fala da brevidade da juventude. Eclesiastes 11.9 diz: “Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer” (ntlh).
Como a juventude é passageira, somos chamados a usar esses dias do melhor modo possível: lembrando do Senhor antes que venham os dias ruins. Há vários motivos para fazer isso: em primeiro lugar, porque Deus é o nosso criador. Devemos a nossa existência a ele. Em segundo lugar, se lembrarmos dele enquanto somos jovens, poderemos lhe entregar os primeiros (melhores) frutos de nossa vida. Ele quer ocupar o primeiro lugar em nossa vida. Em terceiro, isso nos ajudará a formar um padrão de hábito para o resto de nossa vida.
Depois desta introdução, o Pregador descreve com detalhes estes dias maus, os dias da velhice. Visão e audição ficam ruins. Pensamentos e lembranças já não são tão vivos. Braços e mãos começam a tremer. A postura fica mais inclinada. Vão-se os dentes, a voz fica fraca. A velhice traz consigo medos e incapacidade.
O que importa neste texto é: somos chamados para nos relacionarmos com Deus, servi-lo e adorá-lo desde já, enquanto ainda estamos vivos. Só assim a vida terá sentido. A vida sem Deus traz um vazio e uma falta de sentido enormes. Agostinho disse: “Fizeste-nos para ti, e nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em ti descanso”. Não há nada de errado em aproveitar as coisas boas da vida, mas a Bíblia deixa claro que tudo isso passará. A única coisa que ficará é o nosso relacionamento com Deus. – HSG

Hoje é o tempo de se preparar para a eternidade.

Comentários