PRESENTE DIÁRIO


"QUEM INVENTOU A CRUZ"

14 de abril de 2017
Leitura Bíblica: Números 21.1-9
Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna (Jo 3.14-15).
Qual foi o governo que instituiu a cruz como instrumento de suplício e morte? Esta pergunta é semelhante à que indaga quem crucificou Jesus: os judeus ou os romanos? Elas mostram que o ser humano tenta achar culpados. Até hoje milhões de pessoas seguem o exemplo de Pilatos, lavando as suas mãos e tentando declarar a sua inocência (Mt 27.24). Aliás, aquele governante foi deposto de seu cargo e há um relato de que teria se suicidado.
Não se sabe exatamente quem criou a crucificação como forma de execução. Podem ter sido os assírios, persas ou fenícios. O método foi popularizado por Alexandre o Grande e adotado pelos romanos como sua forma mais cruel de pena de morte. Quanto à crucificação de Jesus, tanto judeus quanto romanos foram usados por Deus para tal condenação.
Como instrumento de morte, a cruz foi criada por pessoas que desagradavam a Deus. E a Bíblia afirma com toda a clareza que todos tendemos a fazer isso constantemente (Rm 3.23). Portanto, temos potencial para criar meios ainda piores que ela. Mas, como lemos no texto bíblico de hoje, profeticamente a cruz teve em Deus a sua origem (observe bem o que diz o versículo em destaque). Não como instrumento de tortura para a humanidade, mas como meio de redenção: Cristo cancelou e removeu a nossa dívida, pregando-a na cruz (Cl 2.14). Nela o Filho de Deus se entregou e sofreu em nosso lugar. Milhões de outros foram crucificados, punidos com justiça, como declarou um dos malfeitores ao lado de Jesus no Calvário (Lc 23.40). Mas inocente, sem qualquer erro ou culpa, só Jesus. Ele fez isso para que tivéssemos vida com Deus agora e na eternidade. – HM

Cruz: ontem, símbolo de morte; hoje, expressão de vida em Cristo.

Comentários