PRESENTE DIÁRIO

"PASCOELA"

Leitura Bíblica: João 21.1-14
[Jesus disse:] Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos (Mt 28.20b).
Quando eu era criança, na segunda-feira imediatamente após a Páscoa não havia aula na escola onde estudava: era a comemoração da Pascoela. O nome parecia engraçado, mas para as minhas preocupações infantis o feriado estendido era legal o suficiente para que eu nem me importasse com o que aquilo pudesse significar. A Pascoela (“pequena páscoa”) é uma prorrogação dos festejos e é celebrada no dia seguinte, no próximo domingo ou em toda a semana após a Páscoa. A data ainda é comemorada em algumas instituições brasileiras e também em vários outros países, especialmente na Europa.
A Páscoa é uma época tão especial e carrega um significado tão amplo e rico que merece ser estendida, sim. Ela nos lembra a passagem do antigo para o novo, da desesperança para a esperança, da dúvida para a certeza, do abandono para o acolhimento, da solidão para a comunidade, do medo para a coragem, da fraqueza para a força, da morte para a vida – em todas as esferas e potencialidades! Celebrar a vitória de Cristo Jesus sobre a morte dá-nos a possibilidade de viver de modo significativo diante de Deus e da humanidade, certos de que diariamente podemos desfrutar da graça renovadora e restauradora do Senhor.
No texto que lemos hoje, vemos que quando Jesus reencontrou seus discípulos mostrou que estaria com eles no cotidiano: ao comerem, beberem, trabalharem. Ninguém ousou perguntar, mas sabiam que era ele que estava ali. Sua presença os tocou e trouxe coragem, renovação, vigor e esperança. Houve vida! A realidade da Páscoa não é para ser vivida apenas no domingo da ressurreição ou na Pascoela, mas em todos os dias do ano, envolvendo todas as áreas da vida. Por isso, nesta segunda-feira pós-páscoa, não deixe apenas o doce sabor do chocolate em seus lábios, mas tenha consigo o sabor da vida que Cristo dá, todos os dias! – WMJ

Cristo ressuscitou para que sua vida atue todos os dias em nós.

Comentários