"PAUSA"
02 de abril de 2017
Leitura Bíblica: Mateus 6.25-34
Não andem ansiosos por coisa alguma (Fp 4.6a).
“Olhai os lírios do campo”. Essa frase de Jesus no Sermão da Montanha é uma das mais conhecidas do seu repertório de ensinamentos e serviu de título para um dos livros de maior sucesso de Érico Veríssimo. Nele, as palavras de Olívia, uma das personagens, ainda soam verdadeiras e necessárias para os nossos dias: “Estive pensando muito na fúria cega com que os homens se atiram à caça do dinheiro. É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época. Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura. De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles?”
Em outro trecho, Olívia, referindo-se ao sermão de Jesus, observa que olhar os lírios não é mera contemplação: “Os homens deviam ler e meditar esse trecho, principalmente no ponto em que Jesus nos fala dos lírios do campo, que não trabalham nem fiam, e no entanto nem Salomão em toda a sua glória jamais se vestiu como um deles. (…) Saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu”.
Basta olhar ao nosso redor para ver como carecemos dessas pausas. O ritmo frenético com que a sociedade caminha é responsável por muitos males. Naturalmente Jesus não queria ensinar que devemos cruzar os braços e não fazer mais nada. Sua intenção era mostrar a ordem de prioridade correta entre Deus e nosso trabalho. Ao falar dos lírios do campo, entendo que Jesus quis nos ensinar a ver o cuidado de Deus que se manifesta em toda a sua criação. Quando paramos para reparar nisso, percebemos que temos tempo para o que realmente importa: buscar a companhia de Deus e aprender com ele. Se ele cuida dos lírios, cuidará também de nós e da nossa sobrevivência. Por isso, não é preciso gastar a vida correndo atrás de detalhes. Somos livres para dedicar nosso tempo e nossa atenção ao Senhor! – MRA
Comentários
Postar um comentário