PRESENTE DIÁRIO

"PÁTRIA"

22 de abril de 2017
Leitura Bíblica: Jeremias 29.4-14
Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei […] Orem […] em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão (Jr 29.7, ntlh).
Há historiadores que dizem que o Brasil não foi, de fato, descoberto em 22 de abril de 1500; mas foi nessa data que este pedaço de chão começou a longa história para tornar-se o que, para o bem e para o mal, é hoje. O patriotismo já foi maior por aqui. Atualmente fica reservado para a Copa do Mundo e uma ou outra manifestação política, mas o conceito de pátria é precioso, particularmente para o cristão.
Precisamos sempre ter em mente que somos cidadãos do Reino de Deus: nossa pátria definitiva não é aqui. O coração de cada discípulo de Jesus deve dar prioridade aos interesses do Senhor e permanecer voltado para a pátria celestial, sempre em prontidão para a volta do Rei. Porém foi aqui no Brasil que, em nossa maioria, nascemos e, salvo algum leitor residente no exterior, vivemos. E será aqui que, muito provavelmente, passaremos o resto de nossas vidas. Precisamos ter consciência de que foi o próprio Deus que aqui nos plantou. Seus propósitos para nossa vida e para o mundo são bem conhecidos: a plena restauração do ser humano ao relacionamento com o Criador.
Como deve, então, um seguidor de Jesus equilibrar-se entre a cidadania celestial e a pátria terrena? A leitura de hoje dá uma boa orientação (você leu?). Trata-se de um trecho do livro do profeta Jeremias no qual o Senhor dá instruções específicas à parte do povo de Israel que fora levada cativa para a Babilônia. Em resumo ele diz: um dia vocês voltarão para a sua pátria verdadeira, mas por enquanto lembrem-se de que fui eu quem os colocou aí. Assim, tratem a Babilônia como se fosse sua pátria! Mesmo em situação de dificuldades (afinal eram cativos!), trabalhem com empenho e procurem progredir; e não se esqueçam de orar por esse lugar que, mesmo provisoriamente, tornou-se sua terra. – MHJ

Salve Deus a minha pátria! Salve Deus a minha terra, esta terra do Brasil.

Comentários