"OLHAR PARA TRÁS"
Leitura Bíblica: Gênesis 19.15-26A mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal (Gn 19.26).
A história de hoje pode ser intrigante para muitos: o que há de errado em olhar para trás? Afinal, o que levou a mulher de Ló a se transformar em um monte de sal? Talvez não quisesse abandonar sua vida – algum tipo de privilégio, conforto. Ou pode-se pensar até mesmo que a depravação do local onde morava tinha contaminado sua vida. Podemos fazer várias suposições a respeito do que se passava no íntimo daquela mulher. Porém seu maior erro fica claro com a leitura do texto de hoje: desobediência. Mas ela não saiu da cidade, conforme os anjos ordenaram? Sim, mas isso incluía a necessidade de rapidez: “Fuja … não olhe para trás e não pare em lugar algum…” (v 17).
Nosso contexto não é muito diferente do local onde a família de Ló vivia: maldade e corrupção para todo lado, já aceitas como “normais”. Não havia muitos bons exemplos a seguir, e o “padrão” não era o correto. Porém, nem naquela época nem hoje isso nos exime de considerar o que agrada a Deus, muito menos permite apegar-se à prática do mal só porque o certo é muito raro. O que acontece ao nosso redor não nos autoriza a desobedecer. Cada um é responsável por suas próprias ações e decisões; não adianta colocar a culpa nos outros e em sua influência para o mal.
Quem entrega sua vida a Cristo é nova criação (2Co 5.17); o passado ficou para trás, e uma nova história está sendo escrita. Em vez de olhar para sua vida sem Deus, o cristão deve avançar no objetivo de agradá-lo (Fp 3.13-14), e isso inclui obedecê-lo. Quem é cristão deve honrar este nome! De nada adianta dizer que Jesus é Senhor se a pessoa quer continuar vivendo a seu modo! Não seja como a mulher de Ló, que parecia ter fé mas, devido à sua desobediência, acabou ficando, literalmente, no caminho. Se for para viver com Deus, que seja integralmente! – VWR
Comentários
Postar um comentário