PRESENTE DIÁRIO

"DESISTIR"

24 de abril de 2017
Leitura Bíblica: Hebreus 12.1-3
Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia (Sl 118.24).
Em 29 de agosto de 2004, nos Jogos Olímpicos em Atenas, na Grécia, um incidente na maratona mudou a história da prova. O brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima era o líder e faltavam poucos quilômetros para vencê-la quando foi empurrado por um homem vestindo trajes típicos. Era o irlandês Cornelius Horan. Com a ajuda de um espectador, Vanderlei voltou à prova, mas o desvio não planejado fez com que perdesse sua posição. Mesmo assim, não desistiu e ficou em terceiro lugar. Quando entrou no estádio Panathinaiko, foi muito aplaudido pelo público. Devido à sua atitude diante daquela situação, recebeu do Comitê Olímpico Internacional, além da medalha de bronze, a Medalha Pierre de Coubertin, dada a atletas que demonstram espírito esportivo.
Em nosso dia a dia, muitos são os motivos para desanimar. Não é fácil viver, enfrentar a dor, as doenças, as tentações, os problemas financeiros, a solidão, etc. Mas se desistirmos é certo que seremos derrotados. Enfrentar os problemas e superá-los com a ajuda de Deus é nossa única esperança de encontrar a vitória.
Os problemas sempre existirão – estranho seria não passar por dificuldades (veja Jo 16.33). Se há problemas, também existem as soluções para eles. Por exemplo, diante da dor, podemos ter o consolo e a paz de Deus. Também é sempre importante lembrar: é por meio das dificuldades e não das facilidades que somos fortalecidos para uma vida melhor.
Edwin Louis Cole escreveu um livro chamado Vencedores não são aqueles que nunca falham, mas os que nunca desistem. Porém, para obter a verdadeira vitória – a vida eterna – é preciso mais que persistência, pois é necessária a fé em Deus. Ele é quem nos fortalece e não permite que desanimemos. É por meio das lutas diárias, enfrentadas uma a uma com a força dada por Jesus, com os olhos fitos nele e seguindo seu exemplo que o cristão corre rumo ao Céu. – HSG

O que fazemos diante da crise? Lutamos, confiamos no Senhor e, com sua ajuda, vencemos.

Comentários