"SUBSTITUIÇÃO"
3 de abril de 2017
Leitura Bíblica: Hebreus 10.1-18
Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e outro à sua esquerda. Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.33-34).
A violência e a corrupção fazem parte da vida humana. A sociedade em geral não segue os padrões de Deus e deturpa os valores defendidos pela Bíblia. A corrupção atinge praticamente todos os setores e faz com que as pessoas pensem somente em si mesmas. Ela é tão antiga quanto o pecado e gera constantes crises. O mundo está contaminado por ela de tal maneira que não existe nenhum sistema humano capaz de acabar com esse mal. Quantos lares destruídos pelo seu poder; tanta gente vivendo tão longe de Deus! Paulo já escreveu sobre isso, definindo bem a condição humana: “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3.23).
No Antigo Testamento, Deus estabeleceu um sistema de sacrifícios que permitia perdoar o pecado do adorador mediante a morte de um animal. O texto que lemos hoje diz que tais sacrifícios não aperfeiçoavam quem os oferecia. É impossível que sacrifícios de animais (ou mesmo escrever uma lei para acabar com a corrupção) mudem o comportamento daqueles que vivem afastados de Deus.
O único meio de isso acontecer é o que Jesus fez em favor da humanidade. Ele substituiu o velho sistema legalista por uma nova aliança, feita por meio de seu sacrifício na cruz. Jesus deu a sua própria vida para que cada pessoa que crer e se arrepender de seus pecados seja perdoada e santificada, passando a viver conforme o que ele ensinou. Os cristãos devem submeter-se a Deus, abandonando a corrupção e a maldade que antes praticavam. Você já faz parte desta nova aliança? Se não, creia no definitivo e eficaz sacrifício de Cristo e entregue sua vida a ele, dedicando-se a agradá-lo em meio a um mundo corrupto. – JG
Comentários
Postar um comentário