"RECLAMAR"
11 de abril de 2017Leitura Bíblica: Êxodo 17.1-3
Durante quarenta anos vocês sofrerão as consequências dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição (Nm 14.34a).
Quanto tempo você gastaria para realizar uma viagem de cerca de 425 km? De carro, talvez umas 5 horas. E a pé? Sei que isso é um pouco complicado, mas uma semana seria um tempo viável, certo? Por que, então, os hebreus levaram 40 anos numa viagem como esta, desde que saíram do Egito até entrar em Canaã? A resposta está no versículo em destaque.
Pense bem: este povo vinha sendo escravizado por 400 anos. Realizavam serviços pesados sob o sol escaldante, sem ter nenhuma espécie de direito. Foram libertos disso, mas ainda antes de atravessar o mar Vermelho já começaram a reclamar, dizendo que seria melhor terem permanecido escravos! Mesmo após presenciar tantos sinais miraculosos do cuidado de Deus com eles, continuavam reclamando e desafiando ao Senhor vez após vez, a ponto de ele dizer que não mais os acompanharia no caminho, pois poderia destruí-los (Êx 33.3).
Sempre que leio a história dos hebreus fico chocada com o comportamento deles. Que coração duro! Mas, ao mesmo tempo, a história me desperta temor, pois me lembro do quanto pareço com eles. Como eu reclamo! Se algo, por mínimo que seja, não sai como eu gostaria, começo a me queixar. Será que você se parece comigo neste ponto? Você já conseguiu passar um dia inteiro sem reclamar uma única vez?
As nossas reclamações não mudam o caráter de Deus. Ele continuará sendo bom e amoroso. Continuará cuidando de nós. Mas nós poderemos perder muitas outras coisas, como a maravilhosa companhia dele, nossa felicidade, gratidão e fé. Quando perdemos a noção do quanto somos abençoados, vamos nos tornando amargos, rancorosos e desagradáveis. Vendo o que faltava aos hebreus, percebo o que precisa ser modificado em mim. Se eu sei que Deus é bom e cuida de mim o tempo todo, não faz sentido reclamar de nada. Sei que preciso cultivar um coração mais grato. E você, aceita esse desafio? – BB
Comentários
Postar um comentário