PRESENTE DIÁRIO

"AMAR, A RESPOSTA"

20 de abril de 2017
Leitura Bíblica: Lucas 10.25-37
“Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo” (Lc 10.36-37).
Aprendemos com Jesus que aquele samaritano demonstra uma atitude que Deus espera das pessoas, ou seja, que façam o bem assim como ele fez.
O foco inicial está na autoanálise: quando nos comparamos com outros, já erramos o caminho para o bem. Quando preciso provar aos outros que faço o bem, posso ter certeza de que há algo errado. A possibilidade e a oportunidade do amor estão sempre à mão. Elas podem ser ignoradas ou aceitas conforme a consciência de cada um diante de Deus.
“Bom” é aquilo que Deus faz por meio das pessoas e nas pessoas. Assim, quando alguém faz o que Deus quer, aquela pessoa passa a ser boa porque Deus está fazendo o bem por meio dela. É verdade que esta realidade só é possível por causa de Deus, de modo que em última instância o mérito é do Senhor. De qualquer modo, um servo bom e fiel fará exatamente o que Deus quer – não mais e nem menos, porque a exigência de Deus para cada um é singular, perfeita e cheia de graça.
Mas a grande mensagem é esta: Deus quer mais samaritanos – pessoas que façam o bem com base no amor, não porque outros estão olhando, não para se promover mediante sua própria ação, não por quererem ser melhores que os outros, mas simplesmente por amor que não espera nada em troca.
Jesus é o bom samaritano da nossa vida. Foi ele que nos juntou do chão, nos acolheu, libertou da morte, tratou de nossas feridas, pagou nossa dívida, nos deixou sob cuidados e voltará. Faça como ele, ame sempre: veja os caídos, ajude-os a se levantar, ande com eles, ajude a cuidar de suas feridas, mantenha-os sob os cuidados do Médico dos médicos e, se precisar partir, volte para vê-los e celebrar a vida restaurada. – EMM

Amar de verdade é sempre a resposta certa para todos os momentos da vida.

Comentários