"AJUDAR"
30 de abril de 2017
Leitura Bíblica: 2 Reis 4.8-37
Eliseu perguntou a Geazi: “O que se pode fazer por ela?” (2Rs 4.14a)
Às vezes a vida passa, e não auxiliamos o próximo, nem mesmo aqueles que em algum momento estenderam a mão para nós. A história de hoje mostra uma postura diferente, revelando ações e reações de pessoas que agiram em benefício do próximo. O profeta Eliseu não pediu nada, mas tanto ele quanto seu servo receberam um apoio inesperado da mulher. Já a mulher ajudou por iniciativa própria e também acabou recebendo auxílio. Ela não pediu nada em troca, mas Eliseu comoveu-se com sua bondade e buscou uma forma de presenteá-la também. O que pode ter motivado essa mulher a ajudar desconhecidos? O verso 9 ajuda a entender: ela o descreve como um “santo homem de Deus”. O que Eliseu fazia revelou que era um santo de Deus, e isso a levou a querer fazer algo pelo profeta. Não se contentou em apenas alimentá-lo, mas viu que poderia ir além. Essa compaixão fez com que convencesse seu marido a preparar um lugar para Eliseu descansar quando passasse pela região. Ela nem imaginava que Eliseu a ajudaria muito mais em duas ocasiões futuras. Quando lhe estendeu o braço, não o fez pensando em trocas ou benefícios, e Deus sabia disso.
Assim como Eliseu recebeu a ajuda de que precisava sem pedir por isso, a mulher também acabou recebendo um presente que nem pensava ser possível: um filho. E quando de fato precisou de ajuda, foi humilde e manifestou seu pedido a Eliseu. No sincero desejo de ajudar, ela foi muito mais agraciada. E seu desprendimento fica ainda mais claro quando recebe o auxílio de Eliseu com humildade, prostrando-se diante dele em gratidão: não considerou que o profeta estava obrigado a socorrê-la. Ao pensar em ajudar, recebeu em dobro.
É claro que receber algo em troca não é a motivação correta para ajudar alguém, mas o exemplo da sunamita e Eliseu nos leva a refletir sobre o que nos impede de fazê-lo e se realmente fazemos tudo o que está ao nosso alcance. – MZK
Comentários
Postar um comentário