PRESENTE DIÁRIO

"TRAIÇÃO"

09 de abril de 2017
Leitura Bíblica: Mateus 26.47-50
Jesus perguntou [a Judas]: Amigo, o que o traz? (Mt 26.50a)
O texto inicia dizendo que “chegou Judas, um dos Doze” (v 47b). Assim, posiciona-o junto com os demais discípulos de Jesus. Ele é mencionado pela primeira vez quando estes são citados (Mt 10.2-4). Depois é enviado para as mesmas missões, presencia os mesmos milagres, ouve as mesmas pregações e parábolas, enfim, vivencia tudo o que os outros discípulos também experimentaram.
Entretanto, em algum momento, Judas retrocedeu. Dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e ofereceu-se para entregar Jesus (Mt 26.14-16). Durante a última ceia, na noite anterior à crucificação, foi reconhecido por Jesus como aquele que iria traí-lo (26.20-25). Após a oração de Jesus no Getsêmani, Judas aproximou-se com uma multidão armada e, com um beijo, demonstrou quem devia ser preso. A pergunta de Jesus é desconcertante (veja o versículo em destaque). Primeiramente, precisamos lembrar que Jesus já sabia que Judas seria o traidor, pois já o havia indicado durante a ceia naquela noite (v 25). Depois, um beijo está longe de ser o cumprimento de um traidor, pois normalmente dá a ideia de cordialidade e até de perdão (Lc 15.20). Finalmente, Jesus não era nenhum desconhecido da multidão, pois ele mesmo afirma que estava ensinando no templo todos os dias (v 55). O que Jesus pensou naquele momento? Havia investido anos na vida de Judas, amou-o como aos demais (Jo 13.1), lavando inclusive os seus pés junto com os outros (Jo 13.5). E recebe em troca a traição.
Talvez tenhamos frequentado a igreja há anos, ouvido centenas de mensagens bíblicas e presenciado inúmeras manifestações do poder de Deus, mas isso não é nenhuma garantia de que nossa vida e nossas atitudes demonstram fidelidade ao Senhor. Se de alguma forma você “traiu” Jesus, reconheça isso e peça perdão a ele! Estabeleça o propósito de manter um compromisso com ele, que transforma a vida de todo aquele que a entrega em suas mãos! – CK


Traímos Jesus quando não lhe dedicamos adoração exclusiva, abandonamos nosso compromisso com ele e deixamos de lado o que lhe agrada.

Comentários