"REFÚGIO"
21 de maio de 2017
Leitura Bíblica: Salmo 84.1-12
Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo (Sl 27.4).
Este salmo reflete o sentimento de alguém que tem saudades dos momentos que passou no templo do Senhor, onde encontrava paz. O templo de Deus sempre foi um lugar significativo para Israel, porque era o símbolo da sua presença junto ao povo. O carinho pela casa de Deus era tão forte que o salmista se identificava com os passarinhos que faziam ninho ali (v 3): era um local de refúgio e segurança. Mesmo o esforço da peregrinação para lá já valia a pena, pois até as dificuldades do caminho acabavam redundado em encorajamento (v 5-7). Por isso, estar por apenas um dia no templo era melhor que muitos dias em outro lugar (v 10). Outro salmista também afirma: “Alegrei-me com os que me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor!’” (Sl 122.1)
O templo hoje tem outra importância. Sabemos que Deus está em todo lugar e que na verdade não mora em prédios feitos pelo ser humano (At 7.47-50). Antes, ele faz de cada um de seus seguidores um santuário, por meio do Espírito Santo (1Co 3.16). Sem relacionamento com Deus, o edifício do templo não serve para nada, torna-se apenas um amuleto, conforme advertiu o profeta Jeremias (Jr 7.4). Ainda assim, continua sendo especial e simbólico, pois é um local de reverência e adoração. Ali os filhos de Deus, aqueles que se entregaram a Jesus, se encontram para louvá-lo em conjunto e para desfrutar da companhia uns dos outros. Ele continua sendo um refúgio para o indivíduo que busca a presença do Senhor. Como cristãos, podemos e devemos viver cada dia a doce experiência de estar na presença de nosso Deus, seja em casa ou no templo. Se assim fizermos, quando não tivermos mais forças para sair de casa, continuaremos nos alegrando com as lembranças dos momentos que outrora vivemos ali com o próximo e com Deus. – MZK
Comentários
Postar um comentário