"ONDE VOCÊ ESTÁ?"
3 de maio de 2017
Leitura Bíblica: Gênesis 3.8-10
Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia (Pv 28.13).
“Onde está você?” É a primeira pergunta que Deus dirige ao ser humano. Curioso: Deus é onipresente (está em todo lugar), onipotente (pode tudo) e onisciente (sabe tudo). Precisava perguntar a Adão: “Onde está você”? O salmo 139 registra: “Deus sabe quando me sento e quando me levanto; de longe percebe os meus pensamentos… tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance.”
Deus sabia onde e em que situação Adão se encontrava. E Adão – sabia onde havia se metido? Qual foi a resposta dele? 1.) Ouvi os teus passos no jardim. 2.) Fiquei com medo. 3.) Descobri que estava nu e 4.) Me escondi.
Perfeito. Adão tem consciência de que havia cometido algo errado. Aquela comunhão e intimidade com Deus foi rompida. Deus então lhe faz mais duas perguntas: 1.) Quem lhe disse que você estava nu? Foi a própria consciência. Impressionante, sempre que alguém é flagrado nu, é levado a cobrir a sua parte chamada íntima. Nem que seja com as mãos. A que nudez Adão se refere? Tenho para comigo que ele se sente obsceno, indecoroso, indecente, imundo. Este é o estado em que a rebeldia contra Deus (o pecado) deixa a pessoa. 2.) Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?
O pecado começa a funcionar. Entra em ação o mecanismo da transferência da culpa. Adão a transfere para Eva. Eva para a serpente. E quem criou a serpente? Pois é, acaba-se jogando a culpa sobre o próprio Deus. Esse mecanismo acompanha a humanidade até os nossos dias. Deus, porém, providenciou um outro procedimento: ”Ele mesmo [Jesus] levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro [a cruz]… por suas feridas vocês foram curados” (1Pe 2.24). A culpa é nossa, mas Jesus a assumiu em nosso lugar ao morrer na cruz. É ali que precisamos deixá-la para nos reconciliar com Deus. – HM
Comentários
Postar um comentário