"PROTEÇÃO"
7 de maio de 2017
Leitura Bíblica: 2 Reis 6.8-23
O profeta [Eliseu] respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles” (2Rs 6.16).
Guerras são sempre terríveis, e em qualquer contexto podem trazer pavor ao coração até mesmo dos soldados mais experientes. O texto de hoje mostra o rei da Síria tentando atacar o povo de Israel e os avisos antecipados que o profeta Eliseu enviava para o rei de Israel a fim de protegê-los deste inimigo. Isso não aconteceu apenas em uma ou duas ocasiões, mas “repetidas vezes”. O mal-estar foi tão forte na corte síria que o rei chegou a imaginar que um traidor estava revelando seus planos ao oponente. Mas seus soldados lhe contaram que Eliseu era responsável por estes “vazamentos” e que era capaz de descobrir até mesmo o que o rei da Síria falava dentro do seu quarto.
Não importa qual seja a dificuldade, o ser humano sempre busca proteção. E quando um cristão a recebe de seu Deus, quem não conhece o Senhor pode se sentir como o rei da Síria, ou seja, confuso e desconfiado (v 11). A proteção de Deus para o povo de Israel foi grandiosa: todo o exército inimigo ficou cego, mas o profeta e seu servo viram além das aparências. Eliseu conhecia o poder do Senhor, e por isso não se desesperou com as circunstâncias. Quem se sabe protegido por Deus não precisa usar sua própria força ou inteligência, mas consegue até ser generoso com seu adversário. Eliseu teve a oportunidade de mandar arrasar o exército inimigo, mas sua atitude de alimentar estes soldados e depois dispensá-los resultou em paz.
Como você reage quando precisa da proteção de Deus? Consegue confiar apesar das aparências, como Eliseu? Não importa a dificuldade, é necessário ser fiel, pois Deus pode nos proteger em situações aparentemente impossíveis de serem vencidas. Podemos e devemos confiar nele para ver além das aparências, pois quem conta com a proteção de Deus estará sempre seguro, por mais adversas que sejam as circunstâncias (veja o versículo em destaque). – MZK
Comentários
Postar um comentário