PRESENTE DIÁRIO

"PARTIR DO PÃO"


18 de maio de 2017
Leitura Bíblica: Lucas 24.13-35
Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4; cf. Dt 8.3).
Depois que Jesus ressuscitou, os evangelhos de Lucas e de Marcos registram algo no mínimo curioso a respeito dele: após a sua ressurreição, sua fisionomia se alterou de tal maneira que ele não era reconhecido de imediato. Por isso, não só Lucas, mas também outros evangelistas deixaram registrado que, ao aparecer como ressurreto aos seus discípulos, Jesus sempre falava ou agia revelando sua identidade (cf. Lc 24.36-43; Mt 28.17; Jo 20.14-16).
Uma das fortes marcas que Jesus deixou aos seus discípulos, que definia muito de sua identidade, foi o ato de partir o pão (v 30). Interessante: enquanto Jesus caminhava com os seus discípulos na estrada para Emaús e ouvia a respeito das suas dúvidas e inquietações no que diz respeito à sua morte (v 19), expondo-lhes as Escrituras de maneira que o coração deles ardia (v 32), eles não o reconheceram. A visão deles a respeito da ressurreição de seu Senhor só se abriu quando este abençoou e partiu o pão.
Certamente essa distribuição do pão revela muito da identidade de Jesus como Senhor e Salvador. O Senhor é aquele que parte o pão (v 30), que o multiplica (Mt 14.13-21) e que revela o pão vivo que desceu do céu (Jo 6.33). E para que pudéssemos desfrutar desse pão que alimenta e dá vida à alma, ele teve de se deixar “partir” ou mesmo “esmagar” na cruz do Calvário (Isaías 53.5). A questão, porém, que fica em aberto é: quem hoje ainda desfruta desse pão que vivifica a alma ainda antes de desfrutar o pão que alimenta o estômago? Feliz é aquele que, antes de se alimentar para permanecer nesta vida, lembra-se de alimentar-se para participar na vida eterna. – ALS

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre” (Jo 6.51).

Comentários