PRESENTE DIÁRIO

"STANDBY"


15 de maio de 2017
Leitura Bíblica: Gênesis 37.23-28
[José disse aos seus irmãos:] Não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês (Gn 45.5).
É comum haver em aparelhos eletrônicos um botão que você aperta para “desligar”, mas na verdade deixa-o em modo de espera – standby. É muito prático, pois quando você deseja, o aparelho liga rapidinho, está pronto para ser usado.
Em nossa vida também há momentos em que ficamos em “modo de espera”. Por exemplo, aguardando algo que queremos, que nossa vida se resolva, um emprego, conseguir passar no vestibular, que o sofrimento passe ou que uma doença seja curada. Esse modo não é o que almejamos; afinal, queremos estar constantemente “na ativa”, com a vida bem resolvida. Já em relação ao nosso relacionamento com Deus, estar em standby não significa que estamos desconectados dele, mas que ele está trabalhando em nós. Para isso, é claro, é preciso estar ligado à Luz, Jesus Cristo, ou seja, entregar a vida a ele.
Ao ler o início de Gn 37 vemos um José sonhador, mas de repente as coisas mudam: é vendido pelos irmãos como escravo para uma terra estranha, acusado injustamente e lançado na prisão. Ali, o chefe dos copeiros, que parecia ser a solução para ajudá-lo, esqueceu-se de José.
Nesse tempo de aflição, José não ficou amargurado. Deus estava presente com ele em todos os lugares e situações, forjando seu caráter, ensinando-lhe paciência e dependência total na soberania de Deus. Joyce Meyer escreveu: “Muitas demoras são ‘demoras divinas’. Elas foram destinadas por Deus a fazer uma obra em nós que precisa ser feita”. Os momentos difíceis prepararam José para aquilo que Deus tinha reservado a ele: de prisioneiro tornou-se governador do Egito e por revelação divina salvou muita gente da fome, inclusive sua família. Ficar no modo standby é inevitável; a diferença está em como você reagirá a essa situação: se ficará amargurado ou se permitirá a ação de Deus. – IG

Estar em standby é ao mesmo tempo esperar pela ação divina e estar preparado para que Deus nos use!

Comentários