PRESENTE DIÁRIO

"TEIMOSIA"


4 de maio de 2017
Leitura Bíblica: Jeremias 42.1-22
[Os habitantes de Judá dirão:] Não adianta. Continuaremos com os nossos próprios planos; cada um de nós seguirá a rebeldia do seu coração mau (Jr 18.12).
O texto de hoje é intrigante. Seus personagens estavam vivendo um momento decisivo em sua vida: Jerusalém fora destruída e uma parte do povo, deportada, mas alguns foram deixados em Judá. Os babilônios nomearam Gedalias para ser o governador daquele povo, mas ele foi assassinado. Temendo a reação dos dominadores, o povo queria escapar deles e já estava a caminho do Egito (Jr 41.17). Então, por meio do profeta Jeremias, perguntaram a Deus o que deveriam fazer e se comprometeram a seguir a orientação divina. Deus respondeu, mas eles desobedeceram, indo ao Egito (Jr 43). Por que perguntaram a Deus o que ele queria que fizessem se não estavam dispostos a obedecer-lhe? Por que foram tão teimosos, mesmo sabendo o que lhes aconteceria se seguissem seu plano?
Pior é que às vezes agimos como eles: buscamos a Deus com nossa opção já definida, esperando apenas que ele a confirme! Queremos a aprovação divina para nossas decisões já tomadas. Mas se preferimos ser teimosos e continuar seguindo nossos planos e ideias e não queremos cumprir o que Deus mandar, então para que perguntar? E ainda há quem afirme que Deus mandou fazer isso ou aquilo, quando sequer buscou seu conselho…
Sempre devemos buscar o que Deus quer para a nossa vida, mas há certos momentos em que uma direção clara de Deus se torna vital. Por exemplo, quando surge uma oportunidade profissional. Desejamos aceitar uma das opções que nos é oferecida, mas será que esta é a que Deus deseja para nós? Deveríamos buscar sua vontade sem depender da nossa, com a firme convicção de que, seja o que for, é o melhor para nós e com a sincera disposição de obedecer. É preciso ter coragem para cumprir o que Deus ordenar (principalmente se for a opção que não queríamos) e confiar que ele nos ajudará a fazer isso. – VWR

Não posso dizer que estou obedecendo a Deus se não busquei sua orientação. Teimar em seguir meus próprios planos é desobediência!

Comentários