PRESENTE DIÁRIO

"INTEGRIDADE"


17 de maio de 2017
Leitura Bíblica: 1 Samuel 12.1-5
Se alguma dessas coisas pratiquei, eu farei restituição (1Sm 12.3b).
Depois de julgar o povo de Israel por um bom período, de ungir a Saul como rei de Israel, e já com os cabelos brancos, o velho profeta Samuel resigna o seu cargo com o discurso reproduzido na leitura bíblica de hoje. Samuel não era íntegro apenas de aparência, nem somente diante dos homens. A integridade dele era tal que não apenas o povo, mas Deus também era testemunha do seu caráter sem manchas! Ninguém foi capaz de encontrar falha alguma na sua conduta ou em seu comportamento.
Preservar um caráter íntegro é difícil: o problema é que a tentação para deixar de exercer a integridade aparece a toda hora e, quando ela surge, precisamos recorrer a Deus e contar com seu auxílio para que não caiamos na tentação. Jesus nos ensina a pedir a Deus que nos guarde contra a tentação (Mt 6.13). Graças a isso, o apóstolo Paulo transmite-nos a seguinte promessa: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que possam suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (1Co 10.13). Paulo dirigiu essa promessa a pessoas cuja vida já havia sido regenerada por Jesus Cristo (2Co 5.17) e que assim estavam reconciliadas com Deus. A fidelidade de Deus em nos proteger só valerá para aqueles que se submeterem ao seu cuidado.
Para manter a integridade e ser fiel a Deus temos ainda um outro profeta como modelo, cujo relato diz assim: “Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e o vinho do rei” (Dn 1.8).
Portanto, permita que Deus governe a sua vida e esteja decidido a permanecer íntegro, custe o que custar – e então conte com a fidelidade de Deus para manter plenamente a sua integridade! – MM

Compromisso antecipado com Deus ajuda manter a nossa integridade.

Comentários