PRESENTE DIÁRIO

"CHAMADOS,NÃO APROVADOS"

31 de maio de 2017
Leitura Bíblica: Números 3.1-4
Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a culpa do pai, nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada (Ez 18.20).
Depois de tirar o povo de Israel do Egito, Deus começou a organizar a comunidade. Primeiro estabeleceu leis para o culto e a vida diária. O próximo passo era preparar um exército. Para isso, ordenou que Moisés fizesse um recenseamento dos israelitas. É nesse ponto que começa o livro de Números. Inicialmente, os filhos da tribo de Levi ficariam de fora da contagem (Nm 1.47-49). Esta tribo não forneceria soldados, mas seria responsável por cuidar da Tenda do Encontro, o local de culto no deserto. Que privilégio ser escolhido a dedo por Deus para uma tarefa tão importante!
No entanto, o texto bíblico de hoje mostra que nem todos foram aprovados nesta tarefa. Nem sempre filhos de pais piedosos seguem o exemplo destes, e aqui vemos justamente dois filhos de Arão, o sumo sacerdote, desobedecendo às ordens do Senhor e morrendo por causa disso. Nadabe e Abiú tinham assistido a todos os milagres de Deus ao tirar Israel da escravidão do Egito, mas mesmo assim menosprezaram o seu chamado divino.
Como palestrante numa entidade que cuida de drogados na Cracolândia de São Paulo, conheci muitas pessoas vivendo nas drogas cujos pais são fiéis ao Senhor. Por melhor que sejam o exemplo e a educação recebidos em casa, obedecer a Deus é uma escolha pessoal. O relacionamento com Deus não é passado de pai para filho, como se fosse um objeto herdado. Essa é a mensagem que vemos no versículo em destaque. Ter pais fiéis a Deus ou mesmo conhecer bem a Bíblia não é suficiente. Nadabe e Abiú são prova disso. É preciso atender pessoalmente ao chamado de Deus. Você já fez isso? – MJT

O chamado de Deus para um relacionamento com ele é pessoal e vale também para você!

Comentários