PRESENTE DIÁRIO

"TENTAÇÕES"

13 de junho de 2017
Leitura Bíblica: Mateus 4.1-11
Na mitologia grega, as sereias eram as filhas do deus Aqueloo e da musa Calíope. Ao competirem com as musas para ver quem tinha a voz mais harmoniosa e bonita, foram castigadas, sendo transformadas em monstros com corpo de pássaro ou peixe e cabeça humana. A única beleza que conservaram foi a linda voz, usada para atormentar os marinheiros que, enfeitiçados com o seu canto, se atiravam ao mar e se afogavam. As sereias não poderiam deixar ninguém passar ileso aos seus cânticos ou então perderiam a vida. Um dia, um guerreiro muito inteligente chamado Ulisses (ou Odisseu) pediu aos seus companheiros que lhe vedassem os ouvidos com cera e o amarrassem ao mastro do navio – assim ele poderia ouvir o canto das sereias sem obedecer a ele. As sereias foram então derrotadas e desapareceram para sempre.
A tentação tem um poder que podemos chamar de enfeitiçador. Leva muitos a se atirar no pecado como aqueles marinheiros que se atiravam no mar para a morte.
Não há mortal que não seja tentado! Até o próprio Jesus foi tentado. Tentação não é pecado. Pecado é ceder à tentação, permitir que ela determine seu comportamento. Deus disse a Caim, que planejava matar seu irmão: “[O pecado] deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo” (Gn 4.6).
Como podemos resistir à tentação? Não adianta pedir para ser amarrado a um mastro. A maneira pela qual o Filho de Deus combateu a tentação foi por meio da mais profunda obediência e de compromisso com a Palavra de Deus. Obedecer implica conhecer. Conhecer requer leitura. Leitura é sem dúvida um investimento de tempo. Sem tempo para estudo da Palavra não haverá possibilidade de vencer a tentação. – HSG

A tentação desafia-nos a obedecer a Deus.

Comentários