PRESENTE DIÁRIO

"FAVORITISMO"

02 de junho de 2017
Leitura Bíblica: Tiago 3.13-18
O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra (Pv 15.33).
Conta-se que um homem rico, sentindo que ia morrer, pediu papel e pena e escreveu assim: “Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres”. Não teve tempo de pontuar, e morreu. A quem ele deixava a fortuna que tinha? Eram quatro os concorrentes.
Chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete: “Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
A irmã do morto chegou em seguida, com outra cópia do escrito, e pontuou-o deste modo: “Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
Surgiu o alfaiate que, pedindo cópia do original, fez estas pontuações: “Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
O juiz estudava o caso quando chegaram os pobres da cidade; um deles, mais sabido, tomando outra cópia, pontuou-a assim: “Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres!”
Esta história ilustra muito bem a busca humana pelo autofavorecimento. Se não tomarmos cuidado, se não aprendermos a olhar para as necessidades do próximo e não formos humildes, estaremos pontuando as frases da vida sempre com interesse próprio. No lugar de ganhar alguma vantagem por meio de uma pontuação pessoal, nossa postura deve ser buscar a sabedoria ensinada pelo temor do Senhor. Precisamos lembrar que a soberba precede a ruína (cf. Pv 16.18) e que o egoísmo do favoritismo só causa discórdias. Como é doente um coração que guarda inveja e ambição egoísta! Viver assim é agir conforme a sabedoria terrena. Devemos buscar a sabedoria que vem do alto, descrita no texto de hoje. Semeando paz e sinceridade, colheremos bons frutos! – HSG

Como enxergamos e pontuamos as frases de cada dia?

Comentários