PRESENTE DIÁRIO

"ESCOLHA"

06 de junho de 2017

Leitura Bíblica: 2 Reis 22.3-13
Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição (Dt 30.15).
Seja qual for sua posição política, devemos admitir: ser Presidente da República não é tarefa fácil; exige sabedoria e maturidade. O texto de hoje começa dizendo que o episódio se passou no décimo oitavo ano do reinado de Josias. Talvez você imagine que ele já fosse um senhor experiente. Mas se ler o versículo 1 do capítulo 22, descobrirá que ele começou a reinar com oito anos de idade – e o mais admirável é que fez um bom governo.
Em sua gestão, Josias conduzia uma reforma numa construção relativamente abandonada (o templo do Senhor) quando foi informado de que haviam encontrado um livro: era uma espécie de Constituição da nação de Israel. Ali estava toda a Lei, dada por Deus a Moisés, que deveriam cumprir, bem como a punição para quem infringisse aqueles decretos.
Josias provavelmente não tinha ouvido falar em nada daquilo, já que seu pai e seu avô, os reis Amom e Manassés, haviam abandonado a Deus e feito o que ele reprova. Josias poderia ter ignorado o achado, dizendo ser só uma superstição ou coisa dos antepassados. Ele poderia não ter lido ou duvidado do teor das advertências, já que nos 18 anos em que já era rei tudo tinha ido bem. Mas não foi o que aconteceu. Ele leu o livro, deu atenção às palavras, reconheceu que o povo vinha ofendendo a Deus e se humilhou diante do Senhor.
Em nossa vida se passa algo semelhante. Mesmo que tenhamos boas intenções, não podemos saber o caminho certo sem a direção de alguém maior. Deus deixou a Bíblia para que saibamos como proceder. Mesmo sendo jovem, Josias demonstrou sabedoria e maturidade ao reconhecer suas falhas e se arrepender diante de Deus. Você também tem uma decisão a tomar: agir como se a Bíblia fosse apenas um livro de histórias que acha até interessante, mas ultrapassado, ou reconhecê-la como a Palavra de Deus orientando sua vida. A escolha é sua. As consequências serão eternas. – BB

Ninguém melhor que o próprio Criador para nos instruir sobre o melhor modo de viver.

Comentários